Depois de sete anos à frente do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), José Henrique do Prado Fay deixa a instituição no fim deste ano. A saída cumpre o estatuto interno que considera 65 anos como a idade limite para o cargo.
Braço direito de Fay desde 2006, Paulo Vasconcellos Bastian foi o escolhido para assumir a posição. Bastian ocupava a posição de Superintendente Operacional e explica, em comunicado, que não vai haver nenhuma mudança no posicionamento estratégico do hospital. As áreas que eram de reporte direto do executivo na Superintendência Operacional, como Financeiro e Suprimentos, continuam sob sua gestão.
Até março de 2014, Fay dará suporte em assuntos referentes à gestão e, posteriormente, deve permanecer em posição de consultor e participar de projetos especiais.
Fay e Bastian possuem muitos aspectos em comum, ambos são gaúchos com descendência alemã, possuem formação na área de negócios e já trabalharam juntos no Hospital Moinhos de Vento, referência em Porto Alegre e presidida por Fay entre 1999 e 2005.
Com R$ 240 milhões, o último grande investimento do hospital foi para a sua expansão, passando a ter 351 leitos, um aumento de 100 quartos de internação, e 22 centros cirúrgicos.
Um dos diferenciais na gestão do hospital caracteriza-se pelo modelo de remuneração por performance aos médicos prestadores e variável para celetistas implementado desde 2008.
Perfil
Paulo Vasconcellos Bastian
Ingressou no Hospital Alemão Oswaldo Cruz em 2006, como Superintendente Operacional. Já atuou em empresas de construção pesada de estradas e consultorias na área jurídica. Foi Diretor Regional do SENAC-RS entre 1996 e 2000 e Superintendente Operacional do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, de 2000 a 2005. É advogado e economista por formação, concluiu os cursos de graduação na PUC-RS em 1979 e 1980, respectivamente. Em 2012, concluiu a formação de CEO na Fundação Getúlio Vargas (FGV).
José Henrique do Prado Fay
Formado em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e com MBA em Gestão Empresarial pela mesma Universidade, atua na área da saúde desde 1988, com mais de 20 anos de experiência. Passou pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE-RS) e, de 1999 a 2005, esteve à frente da Superintendência do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Desde 2006, é Superintendente Executivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.
*Informações atualizadas às 15h19, do dia 09 de dezembro de 2013