Na semana passada, um dos softwares mais antigos de mHealth ainda em operação foi adquirido pela Hospital Corporation of America (HCA), uma empresa que gere 164 hospitais e 114 centros de cirurgias em 20 estados e na Inglaterra. O HCA vai continuar a operar o Patient Keeper como um subsidiário independente e a empresa continuara com seu headquarter em Waltham, Massachusetts, com seus funcionários e com o CEO, Paul Brient.

O HCA foi fundado em 1968 em Nashville, como uma das primeiras empresas hospitalares dos Estados Unidos. Hoje, eles são um dos grandes provedores de serviços de saúde no país, com cerca de 165 hospitais e 115 centros de cirurgia em 20 estados e na Inglaterra, totalizando cerca de 204.000 pessoas. Cerca de 5% de todo o cuidado prestado para pacientes nos Estados Unidos acontece em facilidades do HCA.

A PatientKeeper é um provedor de aplicações de saúde para médicos com mais de 58.000 médicos ativos em hospitais, centros médicos e outras organizações. A empresa é especialista em conectar sistemas de informação em saúde através de hospitais e clínicas médicas para criar um único ambiente de software para os médicos. O aplicativo mobile coloca a informação que o médico precisa sobre o paciente em todos os lugares. O software tem o workflow do médico em mente para que seja gasto um maior tempo com o paciente e não com a realização de atividades burocráticas.

A PatientKeeper foi fundada em 1996 e, originalmente, criou softwares médicos para Palm antes de mudar sua tecnologia para softwares de mobile mais modernos. Dentre as ferramentas, temos sistemas de ordens médicas, verificação de medicamentos tomados e documentação médica eletrônica. A empresa também auxilia na transição entre as versões do Código Internacional de Doenças – CID.

“Com este acordo, o HCA deu um grande passo para a criação de uma experiência do usuário para os médicos interagirem com as informações providas pelos pacientes, proporcionando melhor cuidado e documentação deste.”, disse Dr. Jonathan B. Perlin, Chief Medical Officer e Presidente do Grupo HCA. “Nossas empresas combinadas estão posicionadas para prover uma abordagem única em termos de prontuários eletrônicos (EHR), oferecendo o mais efetivo e seguro para nossos pacientes.”

O financiamento total da PatientKeeper chega a 86.7 milhões e a aquisição é parte de um relacionamento de sete anos entre as duas empresas. A contribuição para a HCA desenvolverá novos produtos, assim como apresentará propostas de melhorias para o fluxo de trabalho da empresa.

“Nós trabalhamos perto da HCA por tantos anos e nossos times dividem uma paixão por inovação tecnológica que promove uma busca constante por qualidade de maneira que realmente poupa o tempo do médico”, disse Brient. Esta é uma oportunidade para alinhar um fornecedor de softwares a um dos maiores provedores de saúde do mundo.

A HCA não é uma estranha da saúde digital. Além deste relacionamento de longo prazo com a PatientKeeper, o sistema do hospital foi um dos primeiros a adotar a AirtStrip, um sistema de monitoramento remoto dos pacientes e ainda apoiou uma aula sobre o Healthbox. Segundo a Modern Healthcare, este pode ser o início de uma tendência em que os hospitais passam a adquirir empresas de software.