A IBM e a Wheb Sistemas firmaram uma parceria que promete levar para o mercado de saúde soluções de TI condizentes com a necessidade do setor. As empresas têm estudado a possibilidade de um trabalho conjunto desde o início deste ano e, a partir de agora, apresentam um novo modelo de serviço. A solução tem servidores IBM para atender clientes que precisam de maior capacidade de processamento. Essa oferta inclui ainda ferramentas de virtualização e colaboração, que também possibilitam redução no consumo de energia.
Focada em unir forças para ir para o mercado, a Wheb entende que ambas as empresas têm objetivos parecidos que podem fortalecer o setor da saúde. “Desenvolvemos projetos para os nossos clientes, que muitas vezes precisam mais do que um software. E a IBM propôs nos ajudar com soluções de infraestrutura”, conta a diretora comercial da Wheb Sistemas, Solange Plebani. “Não queremos vender equipamentos! A ideia é em conjunto com a IBM estruturar modelos de negócios que as empresas de hardware consigam atender.”
Chamada por Solange de aliança estratégica, a parceria será atendida inicialmente na região Sul do País. A escolha foi decidida em conjunto devido aos canais de distribuição que a Wheb possui naquele local. Num segundo momento, as empresas estudam expandir a parceria para as demais regiões do Brasil. “É necessário um tempo para que a expectativa dos nossos canais seja alinhada com a expectativa dos canais da IBM”, avalia.
O primeiro passo dado por meio da parceria foi a participação conjunta em eventos, além de prospecções. Solange garante que a partir dessas ações a Wheb já teve novas indicações de contas interessadas nos serviços. Segundo a executiva, a IBM tem uma série de canais espalhados pelo Brasil que possibilitam à Wheb ter acesso a oportunidades de venda. “Uma vez que esses canais sabem que a IBM tem parceiro na área da saúde eles podem solicitar uma demanda.”
Mais do que novos clientes, a executiva da indústria de saúde da IBM Brasil, Silvana Zimmermann, aposta no fortalecimento e posicionamento da sua empresa na área da saúde. E ainda, a definição de como as duas empresas podem trabalhar para oferecer uma melhor capacidade de processamento de sistemas com o menor tempo de resposta.
“O que queremos é colocar a nossa visão sobre as soluções existentes para a indústria e mostrar onde a IBM pode contribuir para melhorar o desempenho do setor de saúde”, relata Silvana.
A escolha da Wheb para a criação de um novo modelo de trabalho foi decidida devido ao conhecimento que a empresa tem na área da saúde. Assim como esta parceria, a IBM está estudando ações de relacionamento com outros fornecedores como, por exemplo, de PACs.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.