Os anos de faculdade e residência médica não são suficientes: os profissionais de saúde precisam se atualizar constantemente para oferecer um tratamento de qualidade aos pacientes. Contudo, são milhões de dados em diversas publicações científicas na web. Assim, o que poderia ser uma importante ferramenta de conhecimento, torna-se um obstáculo para a qualidade da saúde no país.
Para resolver essa questão, a Medicina Direta, empresa especializada em gestão e serviços digitais para clínicas e consultórios, fechou parceria com a Elsevier, líder em conteúdo e informação médica. Agora, os clientes da empresa têm acesso ao ClinicalKey, uma das principais bases de conhecimento científico em todo o mundo.
“Com essa parceria, a qualidade do atendimento vai aumentar significativamente, pois facilita o acesso do médico ao conhecimento necessário e reduz a fadiga e o tempo que ele passaria pesquisando em busca de informações confiáveis”, afirma Tiago Delgado, sócio-fundador da Medicina Direta.
O ClinicalKey atua como o “Google da área médica”. Por meio da digitação de palavras-chave, o médico tem acesso a uma fonte extremamente confiável de livros, artigos, jornais, pesquisas científicas e até apresentações de slides com o conteúdo na íntegra.
O acesso é feito pelo próprio portal da Medicina Direta. Ao realizar o login no sistema da empresa, o profissional automaticamente entra no ClinicalKey, disponível no menu superior da tela inicial. A integração com o prontuário eletrônico também permite o cruzamento de informações entre as mais recentes pesquisas com o histórico dos pacientes, por exemplo.
Saber utilizar a Internet nas clínicas e consultórios pode ser uma importante ferramenta para os profissionais da saúde melhorarem não só a gestão, mas também as consultas. Pesquisa da TIC Saúde em 2015 indica que 27% dos médicos reduziram a carga de trabalho graças ao uso da web durante o expediente.