A Oncoclínicas do Brasil anunciou recentemente uma parceria com o Instituto da InVitae que promete permitir uma redução do preço do exame de mapeamento genético para a prevenção de câncer. A ideia é baixar o preço em até 50% para o mapeamento de até 400 genes para várias doenças, incluindo 29 específicos para câncer hereditário.
A InVitae é uma instituição americana especializada em diagnósticos genéticos para doenças hereditárias. O mapeamento genético, necessário para este tipo de diagnóstico, pode ajudar a prevenir o câncer e antecipar o tratamento, e ganhou notoriedade mundial após a atriz Angelina Jolie fazer uma cirurgia profilática da mama. Ela descobriu, por meio do mapeamento genético, a propensão a ter câncer de mama por herança genética de sua mãe, acometida pela doença.
O teste de mapeamento genético traz indícios de quais mulheres realmente têm risco elevado suficiente para justificar um tratamento tão invasivo. Um estudo realizado nos EUA com 206 mulheres que fizeram mastectomia bilateral constatou que elas estavam satisfeitas com a decisão.
A Oncoclínicas conta atualmente com uma rede de 27 unidades privadas de tratamento oncológico distribuídas em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe e Pernambuco. São 200 médicos especialistas e cerca de 1.000 colaboradores.
Parceria busca reduzir preço de mapeamento genético no país
Oncoclínicas do Brasil e americana InVitae querem baixar preço de exames em 50% e aumentar prevenção
Tags