A Secretaria de Saúde do Estado do Paraná e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) apresentaram uma nova modalidade de crédito para hospitais públicos ou filantrópicos que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde.
A nova linha de crédito, que tem como objetivo financiar obras de expansão, compra e manutenção de equipamentos, pode se estender para à clinicas médicas ou odontológicas, laboratórios, e cooperativas do setor.
Atualmente, o Estado do Paraná possui 540 hospitais, sendo que 455 prestam serviços ao SUS.
As instituições de saúde poderão financiar até 100% de seus projetos e terão um prazo de dez anos para saudar seu débito. Hospitais e outros centros médicos terão até dois anos para começar o pagamento da dívida que terá como garantia de pagamento as faturas fornecidas pelo SUS. Com uma taxa máxima de 5,5% ao ano a incidência dos juros irão variar de acordo com o tipo de projeto executado pela instituição de saúde.
De acordo com a Federação dos Hospitais do Paraná (Fehospar), esse tipo de iniciativa é muito importante para o setor, pois existe uma necessidade muito grande por recursos. A entidade completou dizendo que a iniciativa criada pela Secretaria de Saúde e pelo BRDE possibilitará a compra de novos equipamentos para os hospitais do estado.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.