A Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais passou a adotar o Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens (PACS) em seus exames de raio-x, inicialmente, e na sequência estenderá para exames de ultrassonografia, entre outros.
De acordo com o porta voz da gerência médica, Giovanni Targa, com essa nova tecnologia será mais fácil gerenciar o arquivamento e acesso às imagens. E ressalta que a questão da mobilidade será mais simples, uma vez que o paciente não precisará levar consigo o exame, como era feito anteriormente, e não correrá risco de perda.
O PACS refere-se a uma rede de computadores que trabalha com a digitalização, pós-processamento, distribuição e armazenamento de imagens de exames médicos. As imagens podem ser captadas de equipamentos de ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, endoscopia, mamografia e radiografia.
A distribuição digital das imagens e o acesso de qualquer unidade médica agiliza o processo para a produção de laudos, a partir de novas ferramentas obtidas com o PACS. Segundo Targa, foram investidos mais de 250 mil reais na nova tecnologia, com o diferencial de ser uma alternativa sustentável. O executivo finaliza ai dizer que, além da questão da mobilidade, a utilização do novo sistema fará com que o processo seja ambientalmente correto, devido à ausência de produtos qumímicos no ambiente, antes presentes pela revelação dos filmes de raio-x.