Por Dra. Adília Segura

O brasileiro tem vivido mais. A expectativa de vida no Brasil vem crescendo aceleradamente. Em 2012, chegou a 74,6 anos e a previsão é que, em 2060, seja de 81,2 anos. Entre muitos fatores, como avanço na medicina e melhores condições de vida, está a atenção com a saúde. Finalmente, entendemos que para envelhecermos saudável e termos mais anos de vida, é preciso nos cuidarmos desde cedo.

As pessoas têm se conscientizado de que a prevenção é realmente o melhor caminho para a qualidade de vida. Mas ser saudável não se resume apenas em fazer check-up, ir a consultas médicas ou mesmo tomar o remédio caseiro da vovó que ajuda a “evitar” doenças. Prevenção vai muito além. É preciso fazer exercícios físicos, ter uma dieta balanceada e, principalmente, ter uma vida tranquila. É importante cuidar da mente também.

Para isso, a acessibilidade a serviços de saúde é cada vez mais importante. Pensando nisso, empresas privadas de saúde têm desenvolvido projetos sociais que possibilitam as pessoas cuidarem mais de si. É o caso do laboratório Pasteur, que há mais de oito anos oferece à população do Distrito Federal e entorno exames de qualidade e com preços acessíveis.

Esta atitude ajuda a população que não tem planos de saúde, por exemplo, a manter os exames em dia, sem pesar no bolso. O projeto Pasteur Popular não tem burocracias. Basta o paciente informar à atendente do laboratório que não possui plano de saúde que ela, automaticamente, concederá o desconto referente ao exame solicitado pelo médico.

Para os idosos, que normalmente frequentam mais os consultórios médicos e, consequentemente, fazem mais exames, o laboratório disponibiliza o Melhor Idade. O programa é voltado para idosos a partir dos 60 anos de idade e oferece a eles vários benefícios, como tabela de preços especiais, taxa da coleta domiciliar gratuita e atendimento diferenciado.

Com a priorização da saúde e os projetos sociais nesta área, as estimativas de crescimento da expectativa de vida serão cada vez maiores. Além disso, teremos um país com uma população mais ativa, para aproveitar a vida da melhor forma possível.