Foi inaugurado na semana passada, pelo governo do estado de São Paulo, o Hospital Estadual de Botucatu. A unidade poderá realizar até 600 internações mensais, quando chegar à capacidade plena. São 80 leitos, sendo 18 exclusivos para pediatria e oito para unidade intensiva infantil.
O hospital de média complexidade deve atender a região e captar pacientes do Hospital das Clínicas. Com 10,4 mil m², o hospital tem pronto-atendimento, centro de diagnóstico por imagem, centro cirúrgico com quatro salas, um laboratório, ambulatório com 10 consultórios e unidade de coleta de leite humano. Fará atendimentos nas áreas de clínica médica geral, cirurgia geral, obstetrícia e pediatria, incluindo cuidados ao recém-nascido.
Foram investidos R$ 47,2 milhões na construção, e contratados 283 funcionários, sendo oito médicos, 17 enfermeiros e 38 técnicos de enfermagem. O hospital, sob gestão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), funcionará também como um campo de estágio e de formação aos graduandos dos cursos de Medicina e de Enfermagem.
* com informações da assessoria de imprensa do governo de São Paulo