Conversamos com o Empreendedor Leonardo Rodrigues da Silva, fundador do Biosmart em Curitiba! O Biosmart é uma empresa inovadora focada em tecnologias para um melhor desempenho muscular, confira aqui os tópicos principais da entrevista:

O fundador, Leornardo Rodrigues da Silva se formou em informática e obteve um mestrado em engenharia biomédica, na área de fisioterapia e eletroestimulação. Nos últimos 17 anos, utiliza-se da cadeira de rodas para a locomoção devido a um acidente grave e desde então dedica-se exclusivamente para o desenvolvimento de produtos para melhorar a qualidade de vida das pessoas que querem um incremento no desempenho muscular.

 

O Biofeed, um dos produtos principais do Biosmart, foca-se justamente nisso: um sistema para a leitura de movimentos humanos, avaliar a evolução de terapia e trazer dados objetivos sobre o trabalho dos fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e massoterapeutas. Isto porque é possível quantificar a melhora no movimento do paciente instantaneamente e acompanhar a evolução de acordo com o tempo. O dispositivo é capaz de verificar e medir os tipos de movimentos e a sua intensidade. De acordo com o empreendedor, o Biofeed é diferente do eletromiógrafo pois não somente verifica se há movimento mas quantifica e monitora.

Para os profissionais que lidam cotidianamente com pacientes que preveem uma movimentação melhor, a quantificação e a introdução de “fisioterapia baseada em evidências” é de extremo valor para perceber e analisar o melhor método a ser utilizado no tratamento. O Biofeed pode também ser utilizado para os atletas que querem medir e quantificar o seu trabalho para a melhoria no desempenho.

Atualmente, está para ser lançado o MovSmart, para a automação dos equipamentos de musculação nas academias. Para o seu desenvolvimento, foram gastos mais de 6 anos de trabalho e está previsto 300 milhões de reais em faturamento no quinto ano após o lançamento. Por isso, o empreendedor está atualmente buscando profissionalizar ainda mais a gestão e processos operacionais com a ajuda de um investidor-anjo ou aceleradora. De acordo com o Leonardo “as pessoas se preocupam mais com a beleza do que em manter a saúde” e é um dos fatores mais decisivos para o impacto do projeto. Já foram feitos 5 protótipos para a validação e elas foram de grande valor em termos de feedback e de aceitação, contou o empreendedor.

 Esquema MovSmart com site e redes

Sendo um produto inovador, no sentido de que não há algo parecido no mercado, a estratégia adotada para o marketing e vendas foi diferente: “precisávamos mostrar claramente os benefícios que o produto iria trazer para o profissional, muitas vezes apontando fatos corriqueiros que os próprios profissionais nem se davam conta da existência ou que era uma barreira na qualidade de vida ao paciente”.

Ele nos contou que, infelizmente, algumas pessoas, pelo fato do Leonardo ser cadeirante, sofre algum tipo de resistência e duvida quanto a empresa e muitas pessoas pensam que é um “coitado” – justamente o que ele não quer ser pensado. É algo a ser refletido na forma como tratamos o próximo e como queremos ser tratados no dia-a-dia.

O Leonardo enxerga que quer se tornar uma referencia mundial em oferecer qualidade de vida e facilidade de informação para atletas e para o processo de reabilitação física. Para que isto se torne uma realidade, é imprescindível a procura de parceiros e profissionais corretos para formar um time, contou Leonardo. A Biosmart quer revolucionar o processo de tratamento tanto na reabilitação quanto no preparo físico dos atletas, oferecendo dados mensuráveis sobre o desempenho e avaliar a evolução.

www.youtube.com/embed/fcp1sUc7V1k?list=PLyIKoCsVoQ3xSqlxki5vJniqe0DsHQnIt

Cheque a startup aqui: http://www.biosmart.com.br/