Ferramenta mostra figuras de animais e ensina a diferença que há entre uma letra minúscula e maiúscula

 Um funcionário público britânico criou um aplicativo para iPhone para ajudar a filha, de 3 anos, que sofre com um tumor no cérebro, a aprender a escrever.

Precisando incentivar ao máximo a cognição da filha doente, Sean Connolly resolveu desenvolver uma proposta mais bem acabada de aplicação e voltada para a alfabetização do que as existentes no mercado. O aplicativo, Share My – que pode ser baixado neste link –, deu tão certo que virou uma iniciativa comercial.

Agora, o dispositivo já está sendo usado em vários países como os Estados Unidos, Austrália, Canadá, China, Suíça, Ilhas Cayman, Malásia e Itália.

Sean sabia que precisava estimular o cérebro da filha, Iris, que sofreu perdas de memória em virtude do tratamento de radioterapia, e por isso tinham dificuldades de aprendizado. Assim, ele investiu em um iPad e baixou uma série de aplicativos educacionais para ajudá-la a aprender.

Mas depois de ficar frustrado com a qualidade dos aplicativos disponíveis, ele começou a criar a própria ferramenta para ajudar a filha a aprender a escrever.

 Como funciona

O Share My ABCs tem uma mecânica simples. Ele mostra figuras de animais e ensina a diferença que há entre uma letra minúscula e maiúscula.

Além disso, o software permite que a criança escreva o nome da figura, deslizando o dedo na tela e, assim, escreva o contorno das letras que formarão as palavras.

Como todo app, o aplicativo também permite que a criança compartilhe seus resultados. Foi assim que a mãe de Iris, Debra, que mora na Nova Zelândia, acompanhou o progresso da filha.

O aplicativo permite que a criança escreva mensagens e as salve em formato de e-card (e este pode ser enviado por e-mail para outras pessoas). Foi assim que Iris conseguiu escrever uma mensagem para seu irmão adotivo, que reside com sua mãe na Nova Zelândia. “Levou apenas alguns minutos para ela escrever e era perfeitamente legível, muito melhor do que antes”, afirma Sean.

Sean desenvolveu a ideia e a apresentou para uma empresa de desenvolvimento de apps. A ideia rende à família de Sean 25% do lucro com os downloads do serviço, disponível para download em vários países.

“Espero que Share My ABCs possa ajudar milhares de crianças a aprender a escrever, ao passo que traz alegria para suas famílias, que recebem mensagens de seus filhos, filhas, netas e netos”, conclui o criador do aplicativo.

A DOTING dad who created an iPad app to teach his poorly little girl to write has seen it become a global sensation.

Civil servant Sean Connolly, 45, wanted to help three-year-old Iris after she was struck down by a brain tumour and memory loss. But the dad-of-two could not find anything suitable on the market.

He approached an app firm with the idea of software with pictures of animals to represent letters and an option to write the animal’s name.

Share My ABCs also allows messages to be traced in different colours and what is written can be saved on to an e-card.

Sean, of West Horndon, Essex, will now earn 25 per cent of all profits.

He said: “I was over the moon my app was chosen, especially as all I wanted to do was help Iris’s educational development.”

Iris was just two when she fell ill on a family holiday to Borneo.

Tags