De um lado está o sistema PACs (Picture Archiving and Communication Systems, na sigla em inglês), desenvolvido pela Catarinense Pixeon, e, de outro, o RIS (Radiology Information System), ofertado pela paulista Medical Systems. Ambas as companhias selaram parceria para integrar suas respectivas soluções com intuito de atender às necessidades dos centros de diagnóstico por imagem do Brasil.

O PACs é a forma digital dos antigos filmes impressos em chapas de raio-x. A tecnologia permite que todas as imagens dos exames realizados em laboratórios, clínicas e hospitais sejam armazenadas em um computador. Já o RIS é responsável pelo gestão do fluxo médico dentro da instituição, como, por exemplo, agendamento de consultas, controle de medicamentos, geração de laudos, tempo de exames, etc.
“O trabalho em conjunto visa otimizar o fluxo do paciente por meio de um entrosamento perfeito entre o PACS e o RIS. Isso potencializa a produtividade dentro da entidade”, disse o diretor técnico da Pixeon, Fernando Peixoto.
De acordo com Peixoto, com as soluções integradas, o médico consegue visualizar os exames e todas as informações do paciente ao mesmo tempo. “O processo de laudo é muito mais ágil. A sensação que o usuário tem é de que está trabalhando com dois sistemas em um só”, enfatizou Peixoto.
Para o executivo, a concorrência existe, mas não com o grau de integração entre as soluções que as duas empresas estão buscando. O negócio ainda está em fase de desenvolvimento, com previsão de projetos piloto sendo testados até o final do ano.
Abrangência
O grande objetivo da parceria é potencializar os resultados dos clientes em comum entre as companhias e prospectar aqueles que não são.
Peixoto ainda não tem números concretos em relação aos benefícios que o negócio pode trazer para as instituições de saúde. No entanto, garante que a solução integrada promove melhorias significativas de produtividade e conseqüentemente nos resultados financeiros.
A Pixeon já planeja atuar em diversos países no exterior. Segundo Peixoto, as parcerias impulsionam ainda mais a estratégia de internacionalização da companhia.
“No ano que vem, a Piexon trará para o mercado de saúde um sistema que está na crista da onda fora do País. Além disso, nosso investimento será pesado na Jornada Paulista de Radiologia, que é a maior feira do segmento da América do Sul.
Você tem Twitter? Então, siga  http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.