Garantir mais saúde e qualidade de vida para pacientes portadores de doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes e cardiopatias. Esse é o principal objetivo do Programa de Gerenciamento de Crônicos – ou Programa para Controle de Doenças Crônicas (PCDC) – desenvolvido pela Unimed-Rio, desde 2005, e que conta, atualmente, com cerca de 11 mil beneficiários ativos assistidos.
A metodologia do programa consiste na orientação e acompanhamento da saúde do paciente por meio de visitas domiciliares e contatos telefônicos realizados por uma equipe multiprofissional (enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta e assistente social), além do estímulo à relação mais próxima com o médico cooperado assistente.
– Com o programa, queremos estimular o autocuidado com a saúde através do monitoramento mensal contínuo dos pacientes e suas patologias, assim como incentivar que procurem o médico regularmente e mantenham hábitos de vida mais saudáveis. Nosso objetivo é o bem estar e a satisfação de cada paciente – ressalta Dra. Eliane Guimarães, gerente de Gestão de Riscos Assistenciais da Unimed-Rio.
Bons resultados – Entre os resultados positivos obtidos pelo PCDC está a redução de 20% nas consultas em Pronto Atendimentos e 50% nas internações. A faixa etária dos participantes está acima dos 40 anos, sendo a maioria com idade entre 70 e 79 anos. Todos são acompanhados por tempo indeterminado com alto índice de fidelização e satisfação.