Alguns cuidados pós-operatórios devem ser tomados por pacientes que se submetem à cirurgia bariátrica. O acompanhamento psicológico pode ser fundamental para evitar a chamada “troca de compulsão”, recorrente em muitos casos, ou o reganho de peso, outra preocupação nesta fase do tratamento. A adaptação à nova imagem corporal e a adoção de hábitos que contribuam para a manutenção da condição adquirida após a cirurgia também devem ser acompanhadas por profissionais especializados.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) preconiza que o papel do psicólogo nestes casos deve ser sempre preventivo e educativo. De acordo com a psicóloga Adriane Gonçalves, o paciente de cirurgia bariátrica pode desenvolver compulsão por outros elementos quando o alimento, que era o principal foco do problema, sai de cena. “Em alguns casos o paciente sofre o que chamamos de troca de sintomas e passa a apresentar compulsão por outras coisas, como por exemplo, por compras ou pela bebida alcoólica. Por isso, para alcançar o equilíbrio, é importante que o paciente tenha um acompanhamento profissional”, revelou a psicóloga que atende pacientes que passaram pela cirurgia recentemente.

O papel do nutricionista também é fundamental no aconselhamento rumo à cura da obesidade, segundo a SBCBM. A entidade recomenda que esse profissional preste toda a orientação necessária para a dieta até sua transição definitiva para a alimentação normal.

O paciente deve também fazer consultas e exames laboratoriais periódicos no pós-operatório, conforme o tipo de cirurgia e as rotinas estabelecidas pela equipe responsável. Ainda de acordo com orientações da entidade, em caso de comorbidades, elas devem ser acompanhadas por profissionais especialistas nessas doenças.

A Unimed Uberlândia, com objetivo de promover melhor qualidade de vida para estas pessoas, realizará, no próximo dia 6 de fevereiro, às 19 horas, no auditório da cooperativa, o primeiro encontro pós-bariátrica com pacientes que estão em tratamento. O grupo composto por 98 pessoas se preparou em conjunto por três meses para enfrentar a cirurgia e esta será a primeira vez que se reencontrará depois da operação. Na ocasião será apresentada a palestra “Saúde ou doença? – A escolha é sua”, com o médico Vinicius Paulino da Costa.

A iniciativa marca também o início do Curso Pós Bariátrica que terá duração de 3 meses, com encontros quinzenais. Uma equipe multiprofissional formada por psicólogo, nutricionista, educador físico e cirurgião plástico abordará os seguintes temas durante o programa:

Qualidade na alimentação;

Reganho de peso e desnutrição pós-cirurgia;

Conscientização do responsabilizar-se pela própria vida;

Perda de peso e autoestima;

Vida social e lazer;

A troca de compulsão e transtornos alimentares;

A importância da família na manutenção do peso e

Cirurgia plástica e vida ativa.

Para participar do encontro gratuito o interessado deve ser cliente Unimed, ter frequentado o curso preparatório para a cirurgia bariátrica e passado pelo procedimento há pelo menos seis meses.