O dr. Paulo Roberto Lazarini, otorrinolaringologista do Hospital Sepaco, foi o convidado especial do programa “Manhã Record”, da Rádio Record AM. Ele explicou para os ouvintes sobre como identificar algumas doenças do sono, tais como ronco e apneia obstrutiva.

Segundo o dr. Lazarini, o impacto de uma noite mal dormida influencia tanto na saúde física quanto na mental, uma vez que podem surgir alguns transtornos como a depressão, ansiedade, falta de concentração e aprendizagem. É possível ainda o surgimento de doenças mais sérias como obesidade, diabetes, deficiências do sistema imunológico, hipertensão, doenças cardiovasculares e até mesmo alguns tipos de câncer.

O especialista explicou que a apneia é uma doença que causa a pausa na respiração durante o sono, podendo ocorrer a obstrução parcial ou total das vias aéreas. Essas paradas estão associadas à queda do oxigênio sanguíneo e podem durar de 10 segundos a mais de 1 minuto. “Quando uma pessoa tem essas paradas por mais de 5 ou 6 vezes, é fundamental buscar ajuda médica para não ocasionar uma doença mais grave”, comenta.

Em relação às causas do ronco, o médico disse que podem ser inúmeras, entre elas, o aumento de peso, o formato do pescoço (pequeno), a língua maior que a cavidade bucal, a adenoide, a amígdala inchada, o hipertireoidismo, a ingestão de bebidas alcoólicas, o tabagismo, entre outras. “Os homens estão mais propícios e roncam mais devido à testosterona, mas quando as mulheres chegam à menopausa, podem também fazer parte deste grupo”, avalia.

No final da entrevista o dr. Lazarini explicou que com ajuda especializada de um otorrinolaringologista, esses transtornos podem melhorar e até mesmo serem resolvidos. “Existem várias maneiras de solucionar o problema e podem ser através medicamentos, aparelhos ou, dependendo do caso, com cirurgia”, finaliza.