O programa Tarde Nacional, da Rádio Nacional de Brasília AM, conversou com o dr. Paulo Roberto Lazarini, otorrinolaringologista do Hospital Sepaco, sobre os cuidados que as pessoas precisam ter com os ouvidos durante as festas de Carnaval, já que a exposição prolongada ao som alto pode levar a diversos graus de surdez.

Cada pessoa tem um grau de sensibilidade e ficar próximo demais de trios elétrico, bateria de escola de samba e ambientes com música muito alta pode causar danos aos ouvidos. “Em um primeiro momento a pessoa não se dá conta do problema, mas no decorrer dos anos pode ocasionar uma surdez irreversível”, comenta o médico.

Além disso, há vários outros sintomas que contribuem para a perda auditiva gradual, nestas festas, tais como zumbido, ansiedade, alteração de humor, irritabilidade e hipertensão arterial. O alerta do especialista é para conscientizar as pessoas do perigo, pois pode vir a se tornar algo mais sério.

As dicas do especialista para curtir o Carnaval sem problemas são: evitar ficar tão próximo à fonte do ruído, diminuir o tempo de permanência no local e usar protetores auriculares para abafar o som. “Essas precauções podem colaborar para amenizar os efeitos nocivos do som alto, poupando o nervo auditivo que é muito sensível”, explica o dr. Lazarini.