Os dados indicam que a awareness e o engajamento dos médicos com ferramentas mobile e digital estão crescendo. Além disso, foi visto que 47% dos médicos que possuem smartphones fizeram uso do dispositivo para mostrar algum vídeo ou imagem para os seus pacientes. 40% disseram, ainda, que. no último ano, aumentaram o uso de ferramentas digitais para comunicação com os pacientes.
Em sua maioria, a comunicação digital com os pacientes ocorre através de portais seguros, que um ¼ dos médicos disseram usar para se comunicarem com os pacientes. Dentre os entrevistados, 40% dos médicos acreditam que uso de tecnologia digital vai melhorar os resultados no tratamento dos pacientes.
Dentre os profissionais engajados em monitorar remotamente o paciente, a média é de 22 pacientes monitorados por mês, o que constitui um número significativo e um tempo importante da rotina médica.
Segundo James Avallone, Diretor de Pesquisa Médica, os Estados Unidos se movem para um modelo de saúde baseada em resultados. Nesta perspectiva, o monitoramento remoto e a telemedicina geram uma extensão do ponto de cuidado e estas atitudes médicas estão alinhadas a esta política.