O estudo realizado pelo The Commonwealth Fund aponta que os Estados Unidos (EUA) que os gastos em saúde representam 16,6% do PIB (Produto Interno Bruto), isso significa 5% a mais que a Suíça, o país mais próximo no ranking. Todavia, em uma medida de desempenho do sistema de saúde entre onze países de alta renda, os EUA fica em último lugar.
O Reino Unido foi classificado como o melhor sistema de cuidados de saúde, seguido pela Austrália e Holanda. A França ocupou o segundo lugar, e o Canadá ficou em terceiro lugar.
Os Estados Unidos são os únicos que não disponibilizam cobertura de seguro de saúde universal e a análise identificou alguns problemas que acometem o sistema de saúde dos EUA que são: um grande número de pacientes não segurados, cuidados primários limitados, encargos administrativos e disparidades no atendimento entre pacientes com diferentes tipos de renda.
A análise apontou também que o desperdício de cuidados de saúde, que inclui tratamentos desnecessários, drogas e procedimentos superados representam um agravante que pode chegar a 34% dos gastos totais de cuidados de saúde dos EUA.