Os novos empreendedores, principalmente os que possuem pequenos negócios, acabam precisando administrar os funcionários. Porém, com a falta de experiência em gestão de pessoas, alguns erros primários são cometidos na relação chefe/empregado.
Existem alguns desses erros que os novos empreendedores cometem que podem impactar a equipe inteira, desmotivá-la e desestabilizá-la. Selecionamos alguns tipos de comportamentos que devem ser evitados na gestão de pessoas. São eles:
Não definir as tarefas dos funcionários
Um erro muito cometido por novos empreendedores é ter empregados que funcionam como ”faz-tudo”. É necessário que as tarefas e responsabilidades de cada funcionário estejam sempre claras, tanto para você quanto para ele.
Os funcionários que não sabem quais são suas responsabilidades costumam ser como máquinas de tarefas. Após completá-las, o trabalho está encerrado. Um empregado que sabe seu lugar consegue ver a contribuição que faz para a empresa, e é muito mais motivado para ajudá-la crescer.
Não dar o exemplo de bom comportamento
Alguns administradores possuem problemas em controlar o poder que têm e acabam agindo como tiranos em relação a seus funcionários. O que muitos deles se esquecem é que, como novos empreendedores, a moral da sua companhia sofre quando eles agem de forma não profissional ou excessivamente controladora.
Esse tipo de comportamento cria uma tensão desnecessária, desencorajando os funcionários e prejudicando a empresa.
Ser muito rígido
A flexibilidade é uma característica muito importante de gestores de pessoas. Se os novos empreendedores são muito rígidos, eles criam um ambiente nervoso, o que não é o objetivo. Um pouco de abertura dada aos funcionários permite que eles desenvolvam a criatividade e inovação.
Dar broncas por motivos desnecessários não faz com que o empregado respeite você, e sim acaba criando um desconforto desnecessário com ele e até outros funcionários.
Não deixar o caminho aberto para a comunicação
Os novos empreendedores precisam ter um canal claro e aberto de comunicação com seus funcionários. Dentro disso, é necessário aceitar críticas e sugestões, que possam ajudar a empresa a crescer.
Pedir a opinião de seus empregados é muito importante, e eles podem estar retendo informações que a companhia necessita para gerar um maior sucesso.