O ortopedista do Hospital Sepaco, dr. Emílio Maneta, foi convidado especial do programa “O Melhor para a Melhor Idade”, da Rádio Trianon. Ele falou sobre como é possível realizar a prevenção de dores, fraturas e doenças como a osteoporose e a artrite.

Durante a conversa o especialista comentou sobre o uso de salto alto e afirmou que os ortopedistas não são contra o uso. O ideal é usar sapatos de saltos médios, nem tão alto e nem totalmente rasteiros. Os saltos com mais de 6 cm podem causar entorses, problemas lombares, na coluna e até hérnia de disco e os sapatos totalmente baixos podem causar a talogia – dor no calcanhar.

Além disso, Maneta alertou os perigos dos chamados “atletas de final de semana”. É necessário ter em mente que antes de qualquer atividade física deve-se sempre realizar alongamentos para evitar contusões ou até mesmo problemas graves. Ele ainda ressaltou a importância de praticar esportes com a devida proteção como capacete, joelheira e cotoveleira.

Muitos idosos sofrem com a osteoporose – insuficiência de cálcio no organismo. A incidência é maior em mulheres devido à menopausa, pois neste período a mulher perde mais hormônios, o que dificulta a fixação do cálcio no organismo. Essa doença pode ser solucionada com uma dieta balanceada, rica em cálcio, consumindo alimentos derivados do leite, peixes, hortaliças de cor verde e amêndoas. “Além disso, o sol, entre as 8h e 10h da manhã e após as 16h, pode ser um grande aliado”, disse.

Outro ponto interessante comentado na entrevista foi o cuidado para não causar acidentes domésticos, tais como: evitar o uso tapetes na decoração da casa, não deixar brinquedos no chão e se possível colocar algum apoio no banheiro, medidas simples acabam evitando acidentes graves.