Quem quer entrar em forma neste verão a qualquer custo e ficar horas na academia em busca de um corpo perfeito, atenção: o abuso dos exercícios pode causar sérios riscos à saúde e lesões que poderão acompanhar o esportista a vida toda. As lesões mais comuns que levam os esportistas aos consultórios médicos aparecem nos joelhos, ombros e coluna, devido à sobrecarga dos exercícios. A maioria deles executados sem a devida orientação.
De acordo com o Dr. Rene Abdalla, ortopedista do HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, é comum nessa época pessoas se queixarem de dores no corpo. “A ânsia de ter um corpo saudável a qualquer custo, prejudica e muito a saúde. No HCor são atendidos aproximadamente 20 pacientes por semana com queixa de lesões causadas por exercícios mal praticados”, explica Dr. Abdalla.
Além dos exercícios praticados na academia, o aluno tem que se atentar a outros itens, presentes no dia a dia, que ajudam com o aumento de lesões. “É importante o esportista se preocupar com a postura durante o dia. No caso das mulheres também com o constante uso do salto alto”, explica o ortopedista.
Tipos de traumas mais comuns
As lesões mais comuns que acometem os esportistas de academia se dão nos joelhos, colunas e ombros. São elas:
Tendinite patelar;
Tendinite de aquiles;
Inflamações articulares;
Estiramentos musculares;
Lombalgia, dores nas costas devido a posição errada
Todos ocasionados por excesso ou exercícios realizados de