No ano de 2011, a empresa portuguesa de soluções tecnológicas Ongoing, trouxe para o Brasil sua divisão de saúde denominada Hospital Information System ? HIS. O braço da companhia chega ao País com o objetivo de oferecer suas soluções para os segmentos de Atenção Básica, UPA´s e Hospitais.
Segundo o presidente da Ongoing, Nuno Dias, o Brasil encontra-se em uma fase importante na informatização dos procedimentos de saúde e oferece boas oportunidades de negócios.
Ele conta que o Programa Saúde da Família é a base para se começar a criar prontuários eletrônicos.  E diz que a empresa tem a intenção de integrar toda a informação existente em várias unidades de saúde em um único prontuário.
?Este processo ainda vai demorar um pouco, mas acreditamos que poderemos contribuir para que  os objetivos sejam atingidos de uma forma sustentada. O mercado é grande e pode trabalhar com diversos players e nossa meta é ser um destes players?.
Quanto as expectativas de crescimento da empresa, Dias apresenta cautela. ?Nossa expectativa é crescer de forma sustentável e continua. Queremos criar laços de confiança e estabelecer parcerias no mercado?.
Mercado chinês
No final de 2010, e Ongoing criou um centro de I&D na China. De acordo com Dias, a China é um mercado expressivo e está em fase de implantação de políticas de saúde. Além disso, segundo ele, com o crescimento econômico que tem alcançado a população tem migrado para os centros urbanos, resultando em novos desafios para a saúde.
?O objetivo principal da HIS e do Grupo Ongoing é criar novas soluções que se adaptem às características do mercado chinês e que, por sua vez, possam ser replicadas em outros países?, finaliza.