A rede privada de clínicas de tratamento oncológico Oncoclínicas do Brasil inaugura esta semana, no Rio de Janeiro, a Oncoclínica Radioterapia. O novo serviço, no bairro de Botafogo, tem investimento de R$ 10 milhões e se soma às unidades de Copacabana e da Barra da Tijuca.
A Oncoclínica Radioterapia aponta como diferencial de mercado o uso do equipamento Trilogy HD 120 High ? Definition Multileaf Collimator. O aparelho permite realizar o procedimento de radiocirurgia sem cortes, como em tratamentos de tumores cerebrais.
Ernane Bronzatt, vice-presidente da Oncoclínicas do Brasil, diz que o feixe do aparelho é automaticamente ligado e desligado quando o tumor se move com a respiração. A funcionalidade faz com que o equipamento atinja somente o tumor, não comprometendo outras áreas do corpo. O Trilogy possibilita, ainda, a realização de aplicações de elevadas doses de radiação para pequenas áreas do corpo em curtos períodos de tempo.
A equipe da unidade é formada por radio-oncologistas, físicos e uma equipe multidisciplinar especializada. Segundo Antônio Belmiro Campbel, um dos sócios do novo empreendimento, o serviço também se destacará pela proposta de humanização no atendimento. Segundo ele, a Oncoclínica Radioterapia atenderá pacientes de convênios médicos e particulares.
A rede Oncoclínicas do Brasil reúne 26 unidades privadas de tratamento oncológico, espalhadas por vários estados ? algumas delas também credenciadas do Sistema Único de Saúde. De acordo com os diretores, a rede se pauta por uma gestão moderna das clínicas, com controle de procedimentos e um sistema de coordenação das atividades assistenciais e administrativas.