Com base tecnológica, startups auxilia desde consultórios a laboratórios odontológicos
Sabemos que o cenário de pandemia acelerou processos de digitalização das companhias de diversos setores, mas em algumas áreas, esse momento serviu para reforçar que a tecnologia chegou para ficar. As chamadas odontechs – startups que levam inovação para dentro dos consultórios odontológicos e clínicas especializadas, estão se provando muito efetivas em meio a crise, por exemplo.
A UDlab é uma startup que conecta dentistas a laboratórios de prótese em poucos cliques, e segue garantindo a movimentação deste mercado. Atualmente, cerca de 20 laboratórios seguem recebendo pedidos e produzindo próteses por conta da plataforma.
Mesmo com a pausa, a odontotech aplica o fluxo digital e garante com seu marketplace que as atividades e pedidos continuem. Além disso, também coloca seus laboratórios à disposição para a impressão de peças 3D que podem ser utilizadas por hospitais, caso haja necessidade. “Neste cenário de alta contaminação, dentistas e laboratórios que utilizam o fluxo digital estão ajudando a diminuir os riscos, uma vez que com escaneamento intra-oral e a geração de arquivos digitais a possibilidade de um dentista contaminar a equipe de um laboratório é nula”, explica o CEO e fundador Luis Calicchio.
Outro exemplo é a Dentalis, empresa líder no desenvolvimento de softwares para profissionais e gestores de clínicas. Em meio a ao afastamento social, sua solução é capaz de melhorar a gestão das clínicas e auxilia os profissionais a pensarem a longo prazo. “Nossa maior preocupação sempre foi em compreender a rotina desses profissionais em sua totalidade. As demandas deles mudam com o tempo, e nós crescemos antevendo essas necessidades”, afirma o CEO e fundador da Dentalis, Sergio Aronis.
MERCADO DE ODONTO
O Brasil é o maior país do mundo em número de dentistas. Cerca de 20% de todos os profissionais de odonto do mundo estão aqui, somando mais de 330 mil dentistas ativos segundo Conselho Federal de Odontologia. O setor fatura hoje mais de R﹩38 bilhões.