No primeiro dia de evento da Odonto Management Brazil, estiveram presentes instituições importantes como o Sebrae e cases de sucesso como o do Dr. Ricardo Aguilar do Rio de Janeiro. Dentre os assuntos de discussão, o foco foi gerenciamento e aumento de produtividade de clínicas e consultórios.

Um dos cases de sucesso apresentados no evento foi da clínica UDO, no Piauí, que aumentou o seu faturamento e produtividade com, praticamente, o mesmo quadro de funcionários. Foi feito um mapeamento dos processos com mudanças para melhor controle e o número de modelos produzidos passou de oito para 32 por dia com o mesmo número de funcionários e redução de custos.

Foi feito um fluxograma, que gerou empoderamento dos colaboradores para resolução de problemas e maior autonomia para cada um deles e, além disso, foi feita uma estrutura organizacional, com separação da coordenação técnica e da administrativo-financeira. A clínica, então, passou a saber precificar os procedimentos realizados.

Em 2012, estava com 29 colaboradores e R$65000 em folhas de pagamento e o faturamento girava em torno de 70 e 80 mil. A média de atendimentos mensais era de 1150 e, ao final de 2013, com 32 colaboradores, o número passou para 2640, ou seja, um aumento de 130%, refletindo também no faturamento e no lucro.

O Dr. Ricardo Aguilar, em sua palestra, contou que adotou, em seu consultório, métodos de gestão após fazer MBA e reduziu o tempo dos processos, focou nas áreas que davam mais lucro, passou a ter duas cadeiras de atendimento, possibilitando maior rotação de clientes e, também, contratou assistentes para a realização de outros procedimentos.

Para dentistas que buscam melhores soluções para sua clínica ou consultório, o evento proporciona contato com grandes consultores e ferramentas em exposição, como o iDent, ferramenta da empresa IShareLife e com grandes empresas como o Sebrae e a Odontoprev.