Fundada em 26 de maio de 1959, as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) vêm sendo consideradas uma das maiores entidades filantrópicas em atendimento a saúde, assistência social e educação no Brasil. Localizada em Salvador, dispõe de um núcleo dedicado ao ensino médico e à pesquisa. Funciona no Hospital Santo Antônio e, especificamente, no Centro de Ensino e Pesquisa Professor Adib Jatene (CEPPAJ).

Este ano, a instituição, em parceria com a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), está oferecendo as especialidades para Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde do Idoso e Residência em Odontologia (Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial).

A OSID tornou-se referência em ensino médico no estado devido ao alto nível de qualificação da equipe de professores, pela estrutura física adequada, suporte tecnológico, com modernos equipamentos, e pelo grande volume de patologias encontradas na comunidade assistida.

Enquanto no Hospital Santo Antônio os alunos têm acesso à estrutura e rotinas hospitalares, o Centro de Ensino e Pesquisa Professor Adib Jatene (CEPPAJ) oferece um espaço exclusivo para aulas expositivas e realização de seminários e palestras. O hospital forma 300 residentes por ano e possui 25% de professores mestres e doutores.

Os Programas de Residência das Obras Sociais Irmã Dulce são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica e conferem aos médicos residentes o título de especialista. Os residentes podem optar pelas especialidades em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia Bucomaxilofacial, Anestesiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Pediátrica, Geriatria, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pediatria Intensiva, Pediatria Hematológica, Urologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.