As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), entidade filantrópica baiana que administra um dos maiores complexos hospitalares integralmente no SUS, recebeu recentemente do governo do estado a doação de um terreno localizado ao lado da instituição, em Salvador. No espaço será construída a Unidade de Radioterapia e Quimioterapia, que atenderá pacientes em tratamento contra o câncer.

Segundo a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, a doação oficial do terreno permite o início da construção e a consequente ampliação do número de pacientes atendidos pelo setor de oncologia. A espera para o início do tratamento será menor, diz.

O projeto para construção do Centro de Oncologia foi aprovado pelo Ministério da Saúde, cuja implantação dependia somente da doação do terreno, pleiteado há mais de uma década. O espaço pertencia ao Serviço Social da Indústria (Sesi/Fieb) e era utilizado como campo de futebol.

O início das obras está programado para setembro e inauguração prevista para junho de 2014. O novo Centro de Oncologia terá 1.600 m² de área construída e abrigará 10 consultórios e 18 leitos. Entre os equipamentos possuídos estará um acelerador linear, adquirido através de convênio assinado com o MS.

As Obras Sociais Irmã Dulce atendem atualmente mais de 500 pacientes em tratamento contra o câncer no Hospital Santo Antônio. Com a instalação da nova unidade, estima-se chegar a mais de dois mil atendimentos ao mês.

Outra novidade é a criação da Faculdade de Medicina de Irmã Dulce, que será administrada pela OSID. O anúncio foi feito pela Secretaria de Saúde do estado, mas a nova instituição de ensino ainda não tem data definida para funcionar.