As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) inauguram, nesta quarta-feira (21), as instalações do Núcleo de Reabilitação Auditiva, localizado no Hospital Santo Antonio, em Salvador (BA). A unidade foi reformada e passa a contar com novos equipamentos e maior capacidade de atendimento aos pacientes. O núcleo é destinado ao tratamento de pacientes com deficiência auditiva.
Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o núcleo oferece procedimentos de alta complexidade como o Implante Coclear (IC), também conhecido como cirurgia do ?ouvido biônico?, e adaptação de Aparelhos de Amplificação Sonoro Individual (AASI). Durante o mês, o centro tem capacidade para realizar oito cirurgias de Implante Coclear e 150 procedimentos para adaptação de Aparelhos de Amplificação Sonoro Individual.
O otorrinolaringologista Eduardo Barbosa, coordenador da unidade, diz que já foram realizadas com sucesso centenas de operações de IC no hospital, com índice de sucesso altíssimo.
O Núcleo de Reabilitação Auditiva da OSID também está apto a diagnosticar e realizar, gratuitamente, a adaptação precoce de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI), o que permite mais agilidade na reabilitação de crianças com perdas auditivas congênitas. O centro está capacitado ainda a estabelecer parcerias com unidades de triagem neonatal para diagnosticar e reabilitar crianças que possuem a enfermidade.
Os serviços contam com a orientação de equipe multidisciplinar, composta por otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e neurologistas, entre outros profissionais das Obras Sociais Irmã Dulce.