É oficializada nesta terça-feira (15) a doação da área de 10 mil metros quadrados no bairro Vila Izabel, em Curitiba, para construção do Hospital Sírio-Libanês do Paraná. O projeto está orçado em cerca de R$ 500 milhões e os recursos serão captados junto à comunidade árabe de Curitiba e do Paraná e fundos filantrópicos de países árabes, bem como entidades públicas de fomento e parcerias público-pprivadas.
Na primeira fase, a instituição deverá contar com 220 leitos, um centro de ensino e pesquisa e um centro de diagnóstico e terapias ambulatoriais. O foco do hospital será nas especialidades Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Bariátrica, Urologia, Proctologia, Neurocirurgia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Terapia Intensiva e Ortopedia.
A previsão é que as obras sejam iniciadas até o final do primeiro semestre deste ano e que a primeira fase entre em funcionamento em 2015. A segunda fase do projeto prevê a construção de uma unidade materno-infantil, com um Centro de Especialidades Pediátricas, uma UTI Neonatal e Pediátrica, uma Maternidade, um Centro de Oncologia Ginecológica e um Centro de Reprodução.