O engajamento de pacientes é um grande desafio de todos os setores de saúde e a adequada realização de tratamentos pode diminuir custos enormes, além de melhorar os resultados obtidos desde o início do tratamento. Para discutir sobre este problema, a Doctors 2.0, pré-conferência da Health 2.0 – Silicon Valley, realizou uma sessão demo, onde as startups da área apresentam pitches apresentando suas ideias e abrindo a discussão sobre o tema com a plateia.
As empresas apresentadas foram:
Stroll Health
Após a prescrição de um medicamento ou um pedido de exame, muitos pacientes perguntam qual o custo que aquele serviço ou produto terá e os médicos não sabem este tipo de informação, devido à grande diversidade de empresas fornecedoras, planos de saúde e outros problemas. A Stroll Health nasceu para diminuir este problema e oferecer mais informação para os clientes.
A empresa identifica os lugares disponíveis para a realização do procedimento que o cliente precisa, oferecendo informações sobre a qualidade do lugar e o preço a ser pago por determinado serviço.
Alere Acs consult
A empresa usa interoperabilidade para combinar soluções de informação de saúde, como prontuários eletrônicos, por exemplo (EHR) com diagnósticos e soluções de cuidado em saúde.
A Alere foi criada há vinte anos, pois eles reconheceram um problema: decisões de saúde deveriam ser feitas todos os dias e muitas informações cruciais faltavam para basear tais decisões, resultando em resultados pobres.
Shift Health
Daniel Penn, o CEO da empresa, foi atleta profisional de ski e, depois de muitas lesões e operações, ele percebeu desafios na oferta de serviços de saúde. Ele decidiu criar uma empresa que permite que o paciente responda um questionário de 90 questões sobre sua saúde de forma interativa e em tempo real para o médico que a acompanha. Este tipo de oferta de questionários permite que a resposta seja muito mais fiel a perguntas como “Qual a cor da sua urina?”, em que a resposta não pode ser traduzida em palavras.
Silverlink Communications
A missão da Silverlink Communication é ajudar os clientes a se moverem de forma mais saudável. Eles possuem programas que educam e apoiam os consumidores ao tomarem mais responsabilidade sobre as suas próprias decisões de saúde. Eles trabalham com as maiores seguradoras de saúde dos Estados Unidos e já influenciou mais de 600 milhões de decisões de saúde, gerando resultados melhores e reduzindo o custo de todos os programas envolvidos.
Tiatros
A empresa conecta corpo clínico e equipes de pesquisa, pacientes e familiares usando ferramentas pautadas nos ideais de redes sociais com interfaces inspiradas nos modelos que já costumamos usar. Todo mundo tem acesso a todo o conteúdo (comunicação, registros médicos, arquivos especializados) de forma confiável e segura, em tempo real.
O foco da empresa é diminuir os atrasos gerais por um fluxo de trabalho falho que envolve papeis e documentação desnecessária, melhorando a segurança e o acesso.
Os fundadores são Kimberlie Cerrone, atual CEO e por Joydip Homchowdhury, atual CPO, ambos com experiências diversas de mundo empreendedor, corporativo e de tecnologia. A empresa foi dundada em janeiro de 2010