O processo de envelhecimento, seja ele saudável ou não, pode apresentar algum evento comprometedor das capacidade funcional do idoso, sendo esta uma limitação da capacidade ou restrição na realização de atividades. O convívio social pode ser afetado por redução dessa capacidade ou pelo isolamento de muitos idosos em suas casas ou retiros de terceira idade.
É comum que o cuidador seja do tipo informal, ou seja, alguém sem formacão acadêmica e que seja relacionado ao idoso de alguma forma: familiar, amigos ou conhecidos. Com todas as responsabilidades da vida pessoal, acrescidas dos cuidados com o idoso, é comum que não haja tempo para este cuidador conversar com o idoso. Em muitos casos, os amigos destes indivíduos também estão com déficits das capacidades e redução de atividades, então o contato é diminuído também.
Pensando nisso, uma empresa de inglês brasileira (CNA) fez uma parceria com uma casa de repouso americana para proporcionar um período de conversa com os idosos que frequentam a casa e, ao mesmo tempo, permitir que seus alunos brasileiros treinassem o seu inglês. O projeto criou um vídeo demonstrando a atividade e ele está sendo bem divulgado no país inteiro através das mídias sociais.
Acreditamos que esta seja uma boa iniciativa para diminuir o isolamento destes idosos que, muitas vezes, não têm com quem conversar e têm bastante experiência para dividir com crianças e adolescentes. A atividade cria um vínculo entre os participantes, que até já se dispuseram a receber uma visita do conhecido por vídeo. A rotina destes idosos, com certeza, recebeu um acréscimo importante, ligado ao convívio social e que, com certeza, reflete no bem-estar e na melhor auto-estima destes indivíduos.
Assista ao vídeo abaixo:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=-S-5EfwpFOk[/youtube]