Para crescer, as empresas têm várias possibilidades, dentre elas há fusões, aquisições, separação de empresas e muitas outras. Recentemente, temos visto que a estratégia empresarial de algumas empresas tem sido a criação e o investimento de spin-offs. A Integra Lifesciences resolveu apostar na ideia e criar uma nova empresa, a SeaSpine, para seus implantes de espinha e ortobiológicos. De fato, a empresa tem sido um participante entusiasta deste tipo de estratégia, já que adquiriu, por $235 milhões, produtos cirúrgicos de tecido da Covidien e instrumentação cirúrgica da Medtronic, por $60 milhões.
“Essas mudanças estratégicas criam uma plataforma mais forte para crescimento orgânico e execução e nós acreditamos que as duas empresas vão crescer mais rápido separadas que juntas.”, disse o CEO da Integra, Peter Arduini, em uma declaração sobre a estratégia empresarial. “Movendo-se a Integra terá uma estrutura mais simples e focada para operar, o que deve melhorar nossa habilidade de atingir nosso crescimento a longo tempo e os objetivos. Nós acreditamos que esta movimentação cria ótimas oportunidades para nossos acionistas e para as duas organizações. ”
A empresa que será formada pela spin-off cria devices para soluções cirúrgicas minimamente invasivas e produtos de correção de deformidades. Além disso, a empresa vai revender a os ortobiológicos da IsoTis. O antigo CEO da SeaSpine, Kirt Stephenson, vai se tornar o novo chairman da empresa.
O planejamento é focar em tecnologias de ortopedia e tecidos focados em extremidades, cicatrização e soluções cirúrgicas de especialidades.
A Integra, com esta estratégia empresarial, se torna uma das mais recentes empresas de tecnologia em saúde a investir em negócios fora do core para focar no que realmente interessa para a empresa.
Para as empresas, esta separação vai oferecer uma maior taxa de crescimento, permitir que a SeaSpine invista mais em iniciativas como vendas, marketing e P&D e acelerar a operação da Integra, que tem planos de expansão.