Sempre precisamos relembrar do que os nossos pacientes precisam, certo? Melhorar somente a relação médico-paciente ou somente adquirir novas ferramentas de mHealth não é suficiente e precisamos criar todo um ambiente favorável ao indivíduo para que ele se sinta à vontade em um hospital/clínica e, ainda, realizar o tratamento da maneira correta.
No infográfico abaixo, a Innovation HealthJam mostra doze problemas seguidos de suas soluções para colocar o paciente em primeiro lugar.
A primeira sessão envolve a frustração do paciente em ter que passar por grandes filas para serem atendidos. As soluções incluem uma ferrament1 de feedback de pacientes, um portal para agendamento de consultas e o uso de mHealth para reduzir absenteísmo e, assim, filas desnecessárias.
Já a segunda sessão envolve o uso ineficiente de quartos de internação. Já dentre as soluções, podemos apontar o uso de telemedicina para triagem, sem necessidade do paciente estar internado para a realização; o uso de mHealth para realização de exames especializados e; a possibilidade dos médicos ligarem para os pacientes.
Os altos custos de saúde e as frequentes visitas aos médicos podem ser solucionados ou melhorados, de acordo com o infográfico, com o encorajamento de uso de robôs/aplicativos para lembretes de medicamento, controle de doenças, dentre outros; e com o uso de monitoramento de sinais vitais e medidas importantes para a doença do paciente;
Sobre o sistema de saúde ter atingido um ponto crítico, a equipe acredita que seja importante a mudança de comportamento em relação à saúde com a adoção de planos que foquem promoção de saúde e prevenção de doenças, com gamification para melhoria de hábitos de saúde e com a adoção de wearable devices.
O que você achou sobre o material?