É sempre fundamental conhecer Novos Empreendedores em Saúde e no evento realizado pelo EmpreenderSaúde em 06 de Agosto de 2013 esta sensação foi compartilhada por todos os presentes !

Elisangela Araujo

O evento começou com Elisangela Araujo do Grupo Fleury que apresentou o Projeto DOM, projeto de capacitação do terceiro setor, que começou em 2012 e visa orientar o terceiro setor em saúde sobre temas fundamentais de suas operações como atendimento ao cliente, processos assistencias, marketing em saúde, liderança, entre outros. No primeiro ano, foram recebidos mais de 100 aplicações das quais cerca de dez foram selecionadas para passar por um processo de capacitação de três dias, em que a liderança do Fleury se torna tutora e vai dar aula para estas organizações. No final, as organizações ganham não somente o conhecimento técnico, mas também ampliam sua rede de relacionamentos e as instituições com melhor performance, ganham um ambiente de acolhimento ao paciente desenhado especificamente para elas.

Saútil

Foto: Fernando Fernandes, Saútil

Novos Empreendedores Saúde

                               Foto: Público presente no evento Novos Empreendedores em Saúde

Em seguida, veio o médido Fernando Fernandes, do Saútil, que nos trouxe um interessante caso de empresa que ao fazer mais sucesso financeiro, beneficia diretamente mais usuários do SUS e este pilar de sustentabilidade passa a ser fundamental para o crescimento sustentável da empresa. Tendo sida investida pela Vox Capital, o primeiro fundo de Impact Investing do Brasil, o Saútil empodera os pacientes do SUS ao disponibilizar informações sobre o sistema público de saúde gratuitamente na internet. Você sabe como pegar um medicamento de alto custo no SUS ? Sabe onde tem um determinado exame disponível ? O Saútil te ajuda a responder estas e outras questões aumentando a equidade do SUS.

FabioKatayama

Em seguida tivemos o Fábio Katayama, da Natue, médico formado pela USP São Paulo, com residência em Administração Hospitalar no HC, que trabalhou dois anos no Planejamento Estratégico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e posteriormente foi fazer MBA em Harvard, Fábio é co-fundador da Natue, empresa de venda de alimentos saudáveis pela internet que cresce 40% ao ano desde 2013. Tendo recebido um aporte de R$16 milhões em 2013, a empresa está explorando um nicho que integra alimentos naturais, suplementos nutricionais e outros produtos para o bem-estar que não encontravam um portal único no Brasil e que tem uma interessante característica de ser uma compra recorente, o que torna altíssima a chance do cliente voltar a comprar num curto espaço de tempo.

Sendo um negócio de alto investimento e alta competitividade, Fábio descreveu os desafios de se trabalhar 14 a 15 horas por dia para realizar o desejo de ser empreendedor. A necessidade de se ter familiares e uma estrutura financeira que suportem esta decisão é fundamental para que o empreendedor em saúde tenha sucesso!

Por úlitmo tivemos Daniel Branco, médico neurologista com pós-doutorado nos Estados Unidos e que decidiu fazer MBA em Wharton, após o término do seu doutorado. Ele compartilhou conosco a trajetória de um médico empreendedor serial, que desde muito jovem criou novos negócios na área de saúde, tendo criado um site de saúde ainda como estudante de medicina e que viu na trajetória empreendedora a resposta para seu desejo de autonomia. Seu primeiro emprego ao retornar ao Brasil, foi trabalhar um ano no Hospital Israelita Albert Einstein na área de Novos Negócios e posteriormente abriu uma consultoria em saúde chamada D.M. Branco, tendo em vista que são pouquíssimo médicos no Brasil (menos de dez provavelmente) que possuem tanto uma excelente formação em saúde, como uma excelente formação em negócios . Assim, durante três anos ele atendeu bancos de investimento e venture capitals como o Pátria, GP, Monashees, The Economist Intelligence Unit até que em 2012, ele junto com a Monashees resolvem montar o Medicinia, que é um site de relacionamento com o paciente após a consulta médica, através de uma plataforma segura de transação de dados.

Painel de Discussão

Ao final, tivemos um ótimo painel de discussão com os palestrantes Daniel Branco, Fábio Katayama, Priscila Torres do Blog Encontrar e do Blogueiros da Saúde, Vitor Asseituno, co-founder do EmpreenderSaúde, Edson Rigonatti da Astella Investments e moderado por Hiram Baroli, professor da FGV e gerente do Grupo Folha.

HiramBaroli

Neste painel ficou claríssima a necessidade de se empreender em uma área em que se tenha grande identificação, bem como a importância de uma sólida experiência e formação em gestão, a fim de se diminuir os riscos do negócio e se empreender com maior taxa de sucesso.  Contudo, mesmo os empreendedores sociais, como Priscila Torres, reconhecem a imporância de formação e de apoio na área de gestão e a falta de cursos de capacitação e de organizações de suporte para empreendedores em saúde, torna a vida destes profissionais muito mais desafiadora.

Atenciosamente,

Equipe EmpreenderSaúde

13/08/13