Na nossa cultura, empreendedores de sucesso atingem o patamar de super-heróis. Mark Zuckerberg, Steve Jobs e outros grandes nomes são idolatrados por nós. Muitos desses empreendedores, no entanto, não tiveram sempre bons tempos e muitos deles sofreram com ansiedade, nervosismo, crises de pânico e outras condições psicológicas que podem atrapalhar a vida pessoal e, com certeza, refletir nesse sucesso.

Além desse tipo de problema, muitos empreendedores  de sucesso têm pouco relacionamento com as famílias, o que os leva a, em algum ponto, ressentir por momentos não passados juntos ou por problemas criados pela empresa.

O que este texto tem como objetivo é ajudar a quebrar o tabu que está envolvido em revelar tais sentimentos e em mostrar vulnerabilidade. O comportamento que estes indivíduos escolhem é o que “fingir até que você consiga.” Eles tentam dar a impressão de que está tudo bem até que os problemas passem e eles estejam se sentindo bem com eles mesmos.

Utimamente, alguns empreendedores estão se permitindo falar um pouco mais sobre o assunto para combater o estigma da depressão e da ansiedade. Em alguns relatos, CEOs de empresas como a Cheezburger Network pensou em se suicidar após uma startup não dar certo.

A mensagem é: está tudo bem buscar ajuda. Todos nós precisamos de ajuda. O mundo do empreendedorismo nos traz muitos obstáculos que são difíceis de serem ultrapassados. Em alguns casos, a empresa se confunde com a missão de vida da pessoa e isso torna muito difícil o processo de se superar uma grande falha ou um grande problema profissional.

Se você tem um negócio, isso provavelmente soa familiar para você. Um trabalho estressante pode criar uma turbulência emocional. Para iniciantes, há um risco muito alto de que aquilo não dê certo. Na verdade, cerca de 50% dos novos empreendedores têm seus estabelecimentos fechados em até dois anos. Você acredita que 50% dos empreendedores do país não sejam bons ao lidar com um negócio? Eu não acredito. Como já disse em textos anteriores, pode ser que na segunda tentativa dê certo, pode ser que só na terceira.