Na continuação de nosso post sobre o evento 100% ao ano, gostaria de trazer um pouco do que aprendemos com Maurício Camisotti, fundador e presidente da Prodent e com Henrique Sutton de Souza Neves, atual CEO do Hospital Israelita Albert Einstein.
Prodent
A Prodent nasceu como um negócio focado em clínicas odontológicas que foram se expandindo e chegaram a totalizar 12 unidades. Com o nascimento do Mercado de planos odontológicos, a Prodent entrou nesse Mercado e foi crescendo neste nicho focando inicialmente somente no Mercado de pessoas físicas. Em 2003, com as novas regulamentações da ANS para os planos individuais a Prodent optou por entrar no Mercado de Planos Odontológicos Corporativos. Para continuar crescendo, focou em planos odontológicos com preços mais acessíveis, atendendo grandes empregadores como operadores de call center e empresas de tecnologia, Atuamente é a operadora odontológica líder no Mercado de tecnologia e de call center. Também estabeleceu uma série de parcerias estratégicas, como a estabelecida com a Lojas Marisa, que permite chegar aos clientes da rede em todo o Brasil.
Um dos pilares que permitiu a expansão dos negócios da Prodent é a tecnologia, que possibilita que os gestores de Rh incluam ou excluam beneficiários pelo site da operadora e o que permite que mesmo contratos pequenos, possam ser analisados e implantados rapidamente, sem comprometer as margens da empresa.
Parte desta tecnologia foi desenvolvida internamente e atualmente é complementada por um sistema TOTVS. Com este suporte é possível gerenciar uma rede que conta com mais de 6.000 médicos cadastrados.
Nos últimos anos, a Prodent têm crescido a taxas muito acima das taxas de Mercado graças a seus preços competitivos e a uma gestão voltada para o estabelecimento de parcerias estratégicas.
O Setor de Planos Odontológicos continua sendo uma das grandes oportunidades do Mercado brasileiro, dado que enquanto 20% dos brasileiros possuem plano de saúde, apenas 7% dos brasileiros possuem plano odontológico. Contudo, este é um setor que está se concentrando rapidamente, sendo que apenas 5 operadoras detém cerca de 50% do Mercado de SegurosOdontológico.
Hospital Israelita Albert Einstein
O Hospital Einstein é uma instituição com 50 anos de vida, sendo resultado da união da comunidade judaica, que se prôpos a construir um hospital, que fosse um tributo ao país que lhes havia acolhido. Um projeto ousado, que demorou 16 anos para ser concluído e que ousou ocupar o Morumbi, numa época em que o bairro, ainda era considerado longínquo pela maioria dos médicos. Ao longo destes 50 anos, o Einstein teve sempre como marca o pioneirismo e a incorporação tecnológica como característica fundamental, o que lhe permitiu ser pioneiro em muitas áreas. Na década de 90, quando muitos hospitais optaram por terceirizar seu setor de análises clínicas, o Einstein decidiu que este setor era estratégico e passou a tratar este setor como uma unidade de negócio estratégica. Atualmente, cerca de 37% do faturamento do Hsopital vem do setor de Medicina Diagnóstica, sendo extremamente importante para o resultado do hospital.
O Hospital não busca lucro, mas sim resultado, a fim de poder manter suas atividades de modo sustentável. Semanalmente, às terças-feiras, comitês gestores se reuném no hospital, com membros eleitos da comunidade, a fim de discutir os mais diversos temas possíveis, como marketing, planejamento estratégico, recursos humanos, etc.
Estes comitês são parte fundamental do funcionamento do hospital e servem como fóruns, em que qualquer necessidade de correção de rumo é rapidamente detectada e implementada e onde novos projetos são sugeridos, o que gera uma pressão pela melhoria contínua.
Nos últimos anos, o hospital tem buscado se diversificar geograficamente, pois com a lentidão crescente do trânsito em São Paulo o cliente necessita se deslocar menos para atender suas necessidades, o que gera a oportunidade de expansão para onde os clientes estão localizados.
Os gestores médicos de cada área tem que garantir além da excelência no atendimento médico, o cumprimento de metas financeiras e operacionais, que são acordadas juntamente com o corpo clínico.
O Einstein tem como objetivo que cada colaborador passe um mínimo de 5 dias em treinamento por ano, o que é um número extremamente elevado para uma instuição com mais de 3.000 colaboradores. O treinamento afeta diretamente a qualidade do atendimento, que impacta na segurança do paciente. Treinar é melhor forma de garantir a qualidade e segurança ao paciente. Para isso, montou um Centro de Simulação Realística, em que atores ajudam a simular situações e ajudam a treinar a parte prática do conhecimento teórico.
Visão do Mercado de Saúde
Com a piora do trânsito nas Grandes Metrópoles, é fundamental que os prestadores de serviço de saúde se desloquem para próximo de seus clientes, a fim de conquistar novos clientes e não perder outros pelo quesito tempo.
O envelhecimento populacional é um dos desafios e uma das grandes oportunidades que o hospital estará enfrentando nos próximos anos, o que acarretará na maior demanda por serviços de saúde.
Em função da boa situação econômica brasileira, o número de usuários de planos de saúde deverá sofrer um aumento e as pessoas terão mais recurso para investir em saúde, o que gera uma grande oportunidade para o setor.
Finanças Pessoais
Se você quer sair do vermelho e saber mais sobre finanças pessoais, no dia 25 e 26 de Maio a GEFIP estará realizando um curso sobre o tema, tendo como entrada a doação de 2 kg de alimentos.
A Gefip o(a) convida para a ação benemerente em prol da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Caetano do Sul. Para tanto, estará promovendo o curso “Como Administrar as Finanças Pessoais e da Família”, voltado ao público de 20 a 35 anos. Será realizado no dia 26 de maio – das 19h30 às 22h30h e no dia 27 de maio – das 8h30 às 12h30h e das 13h30 às 18h30. O curso será realizado na Rua Wilson Vallin, 67 – Vila Olinda/SP (próximo ao viaduto Washington Luis).
Será servido um lanche entre 12h30 e 13h30.
Contamos com a sua presença e esperamos a sua confirmação até o dia 23/05 pelo e-mail: [email protected] A contribuição por participante será de 2 pacotes de fraldas descartáveis para adultos.
COMO ADMINISTRAR AS FINANÇAS PESSOAIS E DA FAMÍLIA (II)
Objetivo
Levar ao conhecimento dos participantes os aspectos fundamentais para se conseguir o equilíbrio financeiro e a consequente realização pessoal e matrimonial.
Conteúdo
1. A relação família-dinheiro
2. O significado do dinheiro
3. Aspectos socioculturais, biológicos e psicológicos que influenciam o
comportamento das pessoas no trato com o dinheiro
4. Definição das aspirações, dos objetivos e das metas
5. Fontes de recursos
6. Apuração do patrimônio
7. Planilha de controle financeiro (Fluxo de caixa)
8. Programa de redução de despesas
9. Caminho para a independência financeira
Atenciosamente,
Fernando Cembranelli
Equipe EmpreenderSaúde