Com um faturamento de R$ 633,5 milhões em 2010, a norueguesa Nycomed pretende dobrar de tamanho no Brasil em cinco anos. Uma série de ações já estão sendo tomadas neste sentido: a contratação de mais de 100 profissionais, sendo que grande parte contemplará o time de vendas; um cronograma para o lançamento de novos produtos; e visitas em hospitais, com o intuito de crescer em diversas especialidades médicas.
A compra de laboratórios nacionais também está nos planos da companhia que, atualmente, comercializa 27 produtos no Brasil distribuídos entre as linhas de prescrição médica, uso hospitalar e medicamentos isentos de prescrição (OTC). Entre os remédios mais conhecidos estão: Neosaldina, Eparema, Nebacetin e Dramin.
Apesar de os principais líderes da farmacêutica juntamente com o board de acionistas estarem no Brasil para reuniões de negócios, os investimentos no País não foram divulgados. De acordo com o presidente da Nycomed Brasil, Luiz Eduardo Violland, o montante dependerá das operações a serem concretizadas nos próximos anos. ” Para uma boa oportunidade não existe limite de investimentos”, enfatiza Violland.
Com um market share de 2% no segmento farmacêutico brasileiro, a multinacional ambiciona crescer, em média, 15% ao ano e, dessa forma, aumentar sua capilaridade gradualmente.
As áreas terapêuticas de maior foco no Brasil serão Gastroenterologia; Respiratória e Dor. Segundo o CEO da Nycomed, Håkan Björklund, a empresa não descarta desenvolver produtos específicos para o mercado brasileiro.
“35% de nosso faturamento global vem de mercados emergentes. A pretensão é chegarmos em 50%. O Brasil é a peça chave para a Nycomed”, disse Björklund.
Argentina, Venezuela e Colômbia são outros três países da América do Sul em que a norueguesa, com sede na Suíça, está investindo. Recentemente, a companhia adquiriu os Laboratórios Farmacol, um grupo colombiano que opera nas áreas de Gastroenterologia, Ginecologia e Respiratória.
Atualmente, a Rússia é o principal mercado consumidor dos produtos Nycomed, seguido do Brasil.
Lançamento 2011
Um medicamento exclusivo para o tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), batizado de Daxas®, é a novidade da Nycomed para o Brasil. O preço do medicamento, que deve girar em torno de 1,30 euros está em fase de aprovação.
A comercialização está prevista para o segundo trimestre deste ano. O remédio ajuda a diminuir as crises, também chamadas de exacerbações, retardando a progressão da doença.
Levando em consideração de que o mercado global de asma e da DPOC deve atingir a casa dos US$ 18 bilhões em 2011, a Nycomed pretende se estabelecer como uma das principais companhias da área respiratória.
Além da crescente importância da multinacional em países emergentes, outro diferencial da farmacêutica, segundo Violland, está na autonomia das direções locais. “A Nycomed dá total liberdade para as administrações locais. Os processos de aprovações são muito mais rápidos do que nossos concorrentes”, disse.
Até 2015, a Nycomed pretende lançar no Brasil em torno de 10 medicamentos, entre extensões de linhas e novos produtos, nas áreas respiratória, tratamento da dor e isentos de prescrição. Os nomes dos novos produtos estão sendo aprovados ainda e podem sofrer alterações.
*Informações atualizadas às 10h06 do dia 25 de fevereiro
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.