RESULTADOS MAIS RÁPIDOS
O Centro de Medicina Richet é o único laboratório do Rio de Janeiro que dispõe da tecnologia
O Laboratório Richet investiu 600 mil euros em um moderno equipamento – o PVT, que vai tornar a entrega dos resultados de alguns exames muito mais rápido. Com o método manual são necessárias 5 horas para analisar 1.200 tubos de exames. Com o novo aparelho o processo leva no máximo 1 hora. A instalação está prevista para início de março.
O Richet é o único do Rio de Janeiro que dispõe da tecnologia. Segundo Hélio Magarinos Torres Filho, patologista e diretor médico do laboratório, o PVT é o mais moderno aparelho de análise clínica, pois a amostra é levada diretamente até a máquina, sem necessidade do trabalho manual. “O Richet é reconhecido pela credibilidade nos resultados laboratoriais. As amostras analisadas no PVT saem da coleta após um cadastro, onde são impressos códigos de barras nos tubos. Com isso é possível fazer um controle de qualidade ainda mais preciso”, explica Hélio Magarinos Torres Filho.
Como o dispositivo começa a ser usado em dois meses, os funcionários já estão passando por treinamento para aprenderem a controlar os mecanismos da máquina. O PVT é composto por quatro módulos onde na 1ª etapa é realizada apenas uma triagem dos tubos. Já na segunda fase as amostras são fotografadas e ficam por um mês no arquivo do Richet. Em seguida são impressas as etiquetas nos tubos com código de barras para identificação dos resultados dos exames.