Aconteceu na manhã desta segunda-feira (12) a primeira reunião do novo conselho consultivo do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde. Presidido pelo ex-secretário de estado da Saúde e atual diretor da faculdade, Giovanni Guido Cerri, o órgão tem como objetivo incluir a sociedade na administração superior do complexo hospitalar.

O conselho, decorrente da transformação do HC em autarquia especial, contará com 32 membros permanentes, com nomes de diferentes setores da sociedade, como a Ordem dos Advogados do Brasil no estado (OAB-SP), Associação Médica Brasileira (AMB), Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), governos federal, estadual e municipal e Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), entre outros.

A atribuição do conselho será colaborar no desenvolvimento do hospital nas áreas da assistência, ensino e pesquisa. Segundo Cerri, o órgão é um importante avanço na gestão da entidade, pois traz a sociedade para a administração. “Teremos um HC cada vez mais forte e conectado com a sociedade”, disse, em comunicado.