Onde alguém vive e trabalha pode ter um impacto profundo em sua saúde. Simplesmente nascer em um país de alta renda em vez de um país de baixa renda dá a uma pessoa uma vantagem de 18 anos na expectativa de vida, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Reduzir as disparidades na saúde é um desafio complexo, mas acreditamos que temos a oportunidade de aplicar tecnologia moderna para ajudar a resolver esses problemas, acelerando a pesquisa e a inovação, aumentando o acesso aos cuidados, agilizando as cadeias de suprimentos e usando a tecnologia de novas maneiras.
Para ajudar a lidar com as disparidades de saúde, a Amazon Web Services (AWS) está anunciando a próxima colaboração do AWS Healthcare Accelerator, desta vez com foco na equidade em saúde. O acelerador é mais uma maneira de aproveitarmos o poder da nuvem para tornar o acesso aos cuidados de saúde mais equitativo. Ele se baseia em outros esforços que lançamos nessa área, incluindo o AWS Health Equity Initiative, um compromisso global de US$ 40 milhões projetado para apoiar inovações nesse espaço em três anos. Tanto a Health Equity Initiative quanto o Healthcare Accelerator fazem parte da AWS for Health, uma oferta de serviços da AWS e sua rede de parceiros projetada para ajudar as organizações a aumentar o ritmo da inovação, liberar o potencial dos dados de saúde e desenvolver abordagens mais personalizadas para o desenvolvimento terapêutico e de cuidado.
AWS Healthcare Accelerator na equidade em saúde
Agora em seu segundo ano, o acelerador apoiará 10 startups com operações nos EUA por meio de um programa técnico, comercial e de orientação de quatro semanas. Serão consideradas startups focadas em uma ou mais das seguintes áreas: aumentar o acesso aos serviços de saúde, reduzir as disparidades abordando os determinantes sociais da saúde e usar dados para promover sistemas de atenção equitativos e inclusivos. As startups participantes são elegíveis a:
- Até US$ 25.000,00 por startup em créditos promocionais da AWS
- Conexões com empresas de capital de risco por meio de nossa rede de inovação
- Oportunidades de colaboração com outros clientes de saúde e parceiros da AWS
- Treinamento e orientação especializados da AWS de especialistas em assuntos técnicos
- Orientação da AWS e do programa de colaboradores sobre desenvolvimento de negócios e captação de recursos
- Planejamento de entrada no mercado
O programa se baseia no sucesso da colaboração sediada nos EUA, no ano passado, e no Reino Unido, neste ano.
“Participar do AWS Healthcare Accelerator expôs nossa equipe a inovações e relacionamentos que ajudarão a levar nossos produtos e processos para o próximo nível”, disse Ruben Amarasingham, CEO da Pieces, participante do AWS Healthcare Accelerator 2021. “É tão emocionante que estamos começando a descobrir tecnologias e abordagens que podem finalmente ajudar a enfrentar esses desafios há muito documentados relacionados aos determinantes sociais da saúde.”
As startups alimentam a inovação e a experimentação, resolvem problemas desafiadores, criam milhões de empregos e impulsionam o desenvolvimento econômico em todo o mundo. Ao mesmo tempo, reconhecemos que as startups têm necessidades únicas e exigem suporte, financiamento e experiência personalizados. Nosso objetivo com o AWS Healthcare Accelerator é ajudar as startups a obter o suporte necessário para levar seus conceitos à próxima fase usando o poder da nuvem. O programa deste ano trará líderes do setor de saúde para colaborar com startups em tópicos que vão desde a definição de modelos de negócios até a certificação de conformidade, segurança e crescimento.
As inscrições para o AWS Healthcare Accelerator 2022 estão abertas. Para mais informações ou para se candidatar, visite o site.
Nosso compromisso com a equidade na saúde
O AWS Health Equity Initiative é outra oportunidade para startups— e organizações variadas, desde instituições de ensino a ONGs e grandes empresas —concorrerem a créditos e expertise da AWS para enfrentar desafios. Veja alguns projetos financiados pelo AWS Health Equity Initiative:
- Vodafone Foundation e Touch Foundation conectam mulheres grávidas a serviços de emergência na área rural da África: Milhares de mulheres grávidas em áreas rurais da África não podem viajar para um hospital em uma emergência relacionada à gravidez. A África Subsaariana é responsável por duas em cada três mortes maternas globalmente relacionadas a complicações na gravidez e no parto. O programa m-mama da Vodafone Foundation, operando em parceria com a Touch Foundation, é um serviço de transporte rural de emergência que usa tecnologia móvel para conectar mulheres grávidas e recém-nascidos a cuidados que salvam vidas na Tanzânia e no Lesoto. O sistema usa uma rede de motoristas de táxi locais para atuar como “táxi-ambulâncias” em áreas onde as ambulâncias raramente estão disponíveis — sem nenhum custo para as mães. Desde o lançamento em 2013, o m-mama conectou mais de 13.500 mulheres ao atendimento de emergência. O programa também registrou uma redução de 27% na mortalidade materna nas regiões da Zona dos Lagos da Tanzânia, onde está operacional até o momento. O sistema de tecnologia da informação m-mama é desenvolvido pela AWS. Com poder computacional adicional por meio da AWS Health Equity Initiative, o m-mama poderá se expandir mais amplamente na Tanzânia e no Lesoto para ajudar milhares de mulheres a dar à luz com segurança. Os créditos e conhecimentos técnicos da AWS também ajudarão a garantir a segurança e a privacidade dos dados em escala. “Com suporte e recursos adicionais da AWS, podemos dimensionar o m-mama para garantir que milhares de mulheres dêem à luz com segurança”, disse Samy Ellouze, gerente de produto do m-mama na Touch Foundation. “Também podemos aproveitar os serviços mais avançados da AWS que, de outra forma, não teríamos, o que nos ajudará a conectar mais mães e bebês ao atendimento de emergência.”
- A WelTel atende pacientes onde quer que estejam por meio de tecnologia móvel acessível: A empresa canadense WelTel Incorporated está usando a AWS para aprimorar e dimensionar o alcance de sua plataforma de comunicação de saúde digital, que conecta pacientes a seus provedores de saúde por meio de seus telefones celulares. WelTel usa SMS bidirecional para garantir que possa ser acessado de telefones celulares básicos, o que significa que os pacientes não precisam de uma conexão com a Internet ou planos de dados caros para acessar os cuidados. WelTel já está implantado em 10 países ao redor do mundo. O suporte da AWS permitirá que a WelTel escale no Canadá para alcançar melhor as comunidades indígenas que não possuem redes celulares confiáveis e expandir seu suporte na Nova Zelândia para atender melhor as populações marginalizadas em partes remotas do país. Os créditos e o conhecimento técnico da AWS também ajudarão a WelTel a melhorar o código subjacente da solução e fornecer aprimoramentos de tecnologia que, em última análise, tornarão sua ferramenta mais econômica, mais segura e mais acessível. “A coisa mais importante sobre a equidade em saúde é o acesso. Temos que usar ferramentas digitais que abracem a conduta cultural e realmente encontrem as pessoas onde elas estão”, disse a Dra. Gabrielle Serafini, cofundadora e CEO da WelTel. “A AWS Health Equity Initiative fortalecerá a missão da WelTel de garantir que nenhuma pessoa seja deixada para trás.”
- Roundtrip leva a melhores resultados de saúde por meio de um melhor acesso ao transporte: O transporte é uma das três principais barreiras para as pessoas que acessam os cuidados de saúde nos Estados Unidos. A empresa Roundtrip, com sede na Filadélfia, está usando a AWS para equipar profissionais de saúde com ferramentas on-line e móveis que simplificam o pedido de viagens de pacientes. A tecnologia da Roundtrip ajuda a reduzir a carga operacional para os profissionais de saúde coordenarem o transporte. Este ano, com suporte da AWS, o Roundtrip será dimensionado na Califórnia com o lançamento de um piloto inovador com o Contra Costa Health Services (CCHS) para aumentar a eficiência do call center. Juntos, AWS, CCHS e Roundtrip projetarão e implementarão a infraestrutura automatizada de contact center baseada em nuvem do Amazon Connect e incorporarão serviços de aprendizado de máquina, como Amazon Lex e Amazon Polly, para facilitar ainda mais a reserva de viagens para pessoas vulneráveis que precisam de cuidados. “Não podemos aumentar a equidade em saúde sem também aumentar o acesso. Todos os dias, 10.000 pacientes perdem ou atrasam o atendimento devido a uma barreira de transporte. Trabalhando com a AWS, podemos aproveitar a tecnologia de ponta para atender as pessoas mais necessitadas onde quer que estejam. Por meio dessa colaboração, facilitamos o acesso a transporte de saúde confiável, independentemente do status socioeconômico, acesso à tecnologia ou idioma nativo”, disse Phil Montanez, chefe de serviços da Roundtrip.
Organizações focadas em equidade em saúde estão convidadas a se candidatarem no site da AWS .
Esses esforços são apenas o começo, e a AWS espera apoiar clientes, parceiros e comunidades a endereçarem este importante desafio.