Todo médico provavelmente já passou pela situação de ser acionado por um paciente quando está fora do consultório e não lembrar imediatamente quem é a pessoa e qual o seu caso clínico. Essa situação, muitas vezes, gera um desconforto para o profissional, que procura ganhar tempo até localizar a ficha médica, e também ao paciente, que se sente desamparado ao perceber que o médico não se recorda do seu caso.

O Medicinia, aplicativo online e gratuito de saúde, foi desenvolvido com o propósito de reinventar a relação entre médicos e pacientes, tornando-se uma plataforma de comunicação eficiente e segura.

“O sistema de saúde brasileiro como existe hoje é preparado para atender bem o paciente presencialmente. No entanto, notamos que existe no mercado de saúde a falta de contato frequente entre médicos e pacientes. Por exemplo, assim que o paciente deixa o consultório ou tem alta hospitalar, ocorre um intervalo de comunicação que só será retomado na próxima consulta. Não existe aproximação e relacionamento entre pacientes e médicos e os dois lados acabam perdendo com isso”, afirma Daniel Branco, CEO e fundador do Medicinia.

É para mudar esse cenário que o aplicativo foi desenvolvido. “Criamos uma app estruturada para otimizar e facilitar a rotina dos médicos de clínicas e consultórios com seus pacientes. A plataforma de comunicação foi desenvolvida com base em uma pesquisa realizada com mais de 50 profissionais para entender quais eram suas principais necessidades. E identificamos que contar com um canal de comunicação direto, eficiente e seguro com o paciente era uma grande oportunidade para esse profissional”, explica o CEO, que também é neurologista.

Uma pesquisa recente realizada pela Cisco também comprova isso. O estudo com o nome de Cisco Customer Experience Report avaliou a relação entre médicos e pacientes e apontou que 85% dos pacientes brasileiros percebem que a comunicação online médico-paciente proporciona um acompanhamento de saúde mais regular e 97% dos pacientes ficam satisfeitos em ter comunicação online com seus médicos.

O acesso à mobilidade e aos equipamentos eletrônicos como smartphone, tablets e notebooks despertaram no paciente uma mudança de comportamento. E ele também espera isso da relação com seu médico.

Como funciona?

Ao baixar a app, o médico recebe automaticamente o aplicativo de comunicação profissional com chat e mini-pep. O mini-pep é um local em que o médico e o paciente podem adicionar facilmente notas que resumem os principais pontos das interações feitas no aplicativo.

“Isso, sem dúvida, facilita e organiza o acompanhamento médico, além de enriquecer com mais informações as visitas ao consultório. É uma maneira de fidelizar o paciente e oferecer um atendimento médico diferenciado”, explica o executivo ao acrescentar que o aplicativo permite que os médicos apenas vejam seus pacientes de consultório e os pacientes somente enxerguem seus médicos. Desta forma, o Medicinia não tem o objetivo de ser um um ambiente para pacientes encontrarem médicos e vice-versa.

Por meio do aplicativo é possível realizar de forma segura, já que as informações são criptografadas, a interação entre médico e paciente, enviar notificações automáticas, como confirmação de consultas e ainda estabelecer fluxos automáticos de atividades com os pacientes, como por exemplo, questionar se o medicamento indicado foi tomado, se o paciente realizou o exame, etc.

O Medicinia é multiplataforma e pode ser acessado em smartphones e tablets com sistemas Android ou iOS, assim como por meio do portal Medicinia. Além disso, ele foi desenvolvido de acordo com o padrão americano de segurança da informação do paciente, chamado de HIPAA, o que garante total sigilo na troca dos dados médicos.

Para baixar o aplicativo gratuitamente, basta acessar o www.medicinia.com.br com o voucher APPMEDICINIA.