O empreendedor Yonathan Yuri Faber, com o objetivo de levar o atendimento psicológico para locais em que não existem muitos psicólogos ou para pessoas que não têm dinheiro para pagar por sessões de terapia fundou o Fala Freud.

O aplicativo é uma plataforma que conecta psicólogos de todas as regiões do país com psicólogos das mais variadas localidades brasileiras como um WhatsApp, com uma mensalidade de 300 reais em que metade do valor fica com o psicólogo e o restante para a empresa.

Algumas especificações da área são feitas para a dinâmica do atendimento, o profissional precisa analisar o perfil do paciente, para ver se o caso pode ser tratado via aplicativo. Alguns casos tem de ser tratados presencialmente. Além disso, cada psicólogo precisa escrever um relatório sobre o progresso do seu paciente. O Conselho Feral de Psicologia declarou que o aplicativo não substitui a terapia presencial.

Outros aplicativos com essa proposta circulam no mercado mundial, como o norte-americano Talk Space.

O Fala Freud tem previsão de lançamento para o final de Julho e já conta com uma base de 50 psicólogo e 2 mil psicólogos interessados que ainda passarão pelo processo de avaliação e aguardam um parecer do Conselho Federal de Psicologia.

Leia mais sobre o Fala Freud na revista exame.