A Novartis anunciou nesta terça-feira (19/2) que o presidente Daniel Vasella e o Conselho de Administração da companhia farmacêutica concordaram em cancelar seu acordo de não concorrência com a Novartis.
Com isso, o executivo abriu mão de uma indenização de 72 milhões de francos suíços, sendo 12 milhões de francos suíços anualmente nos próximos seis anos.
Anteriormente, o Conselho da empresa havia aprovado um acordo, que entraria em vigor a partir de 22 de fevereiro de 2013, no qual Vasella se comprometia a não passar informações internas para nenhuma das concorrentes da Novartis depois que se aposentar.
A intenção era estabelecer a proteção da companhia, já que o executivo dispõe de Know-how suficiente para atribuir informações importantes para as empresas concorrentes.
Diante de críticas à indenização, o executivo e o Conselho decidiram cancelar o acordo. Após a aposentadoria de Vasella, o atual vice-presidente, Ulrich Lehner, atuará como presidente interino até que o presidente designado seja eleito e assuma o cargo em 1 de agosto de 2013.