O Hospital Nossa Senhora de Lourdes inaugura centro cirúrgico, no próximo dia 24 de fevereiro, em evento que marca o final de seu projeto de ampliação. A nova instalação ocupa o terceiro e quarto andares do hospital, com uma área total de 1.780 m², 15 salas – sendo duas inteligentes – todas integradas a uma central de suprimentos.
As salas dispõem de equipamentos que funcionam por comando de voz, monitores de vídeo com resolução Full HD (a mesma dos vídeos blu-ray), câmeras para a realização de videoconferências, registro de imagens e áudio das cirurgias, dispositivos para transmissão de imagens, tais como laudo de exames (através da tecnologia PACS). Todas as salas também são supervisionadas por meio de uma central que monitora a situação de cada uma, através de câmeras instaladas para esse fim.
Segundo informou a instituição, as salas foram projetadas para realização de procedimentos de alta complexidade, até mesmo transplantes inter vivos.
Central de suprimentos
Os medicamentos, instrumentos cirúrgicos, e materiais utilizados durante as cirurgias agora ficam armazenados em uma central de abastecimento localizada em um corredor central e interligada a todas as salas.
Antes de cada procedimento, um carrinho especial é carregado com os instrumentos e materiais necessários para o procedimento e é levado para a sala cirúrgica. Se, durante a cirurgia houver necessidade de mais material ou medicamentos, o pedido é feito para os assistentes de farmácia, que ficam em estações de trabalho na própria central de suprimentos, e eles atendem os pedidos através de portas-guichê.
O novo Centro Cirúrgico conta ainda conta ainda com sala de Recuperação Pós-anestesia, dotada de 17 leitos.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.
Tags