A distribuição de médicos por habitantes é heterogênea no território nacional, segundo pesquisa do Conselho Federal de Medicina. Na região Norte, há um médico para cada grupo de 1.130 habitantes. São 13.582 profissionais aptos a atuar, registrados primariamente em conselhos de medicina da região. O resultado é 2,2 vezes maior que o encontrado na região Sul, onde há 509 habitantes por médico.

e receba os destaques em sua caixa de e-mail.   

Na região Sudeste, a diferença chega a ser maior já que a razão médicos x habitantes observada é 2,5 vezes maior que a do Norte. Note-se que em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo estão 42% da população do país e 55% dos médicos inscritos em todos os CRMs. A média regional é de 439 habitantes por profissional.

As regiões Centro-Oeste e Nordeste se encontram numa posição intermediária. Na primeira, os cálculos aponta a existência de um médico para cada grupo de 590 habitantes. No Nordeste, o número muda para um profissional para cada grupo de 894.

Ressalta-se que os cálculos feitos utilizaram os dados de inscrições primárias, ou seja o primeiro registro feito por um médico junto a um conselho regional. A soma das inscrições primárias permite saber o total de profissionais no país.

No entanto, se adicionarmos o total de inscrições primárias e secundárias (registro que o médico, por atuar em mais de um estado, faz em outros conselhos diferentes que o daquele de origem) teremos como saldo a quantidade de médicos apta a atuar por unidade da federação.

Assim, se considerarmos as inscrições primárias e secundárias efetuadas em conselhos regionais de medicina do Norte, por exemplo, a proporção de habitantes por médico passa a ser de 1.000. Já na região Sul, o valor cai para 476 habitantes por médico.

*Com informações do CFM

Diante da importante data, o portal Saúde Business Web preparou uma série de entrevistas, notícias e artigos que serão publicados ao longo do dia. Acompanhe.

Leia mais:

Especial Dia do Médico: data é marcada por campanhas de valorização

Você tem Twitter? Então, siga  http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.