Estamos na estação mais quente do ano, e com ela há as férias, praia e o corpo mais a mostra.

O verão é normalmente a estação mais esperada por grande parte da população, mas é preciso estar atento às altas temperaturas. Com o calor intenso, toda a precaução é pouca. Algumas dicas importantes devem ser seguidas durante o ano inteiro, mas nesta época os cuidados com a pele, alimentação balanceada e hidratação corporal são itens fundamentais para garantir que o organismo esteja sempre saudável.

Segundo o Dr. Linus Pauling Fascina, Superintendente Médico Hospitalar do Hospital Sepaco, é necessário usar constantemente protetor solar de no mínimo fator 30 para minimizar os riscos de queimaduras e câncer de pele. A alimentação também requer cuidados e é natural nestes dias de calor o apetite diminuir. Isso acontece, pois o organismo precisa baixar a temperatura do corpo. Assim, a indicação é consumir frutas, legumes, verduras e ingerir cerca de 2 litros de água por dia para hidratar o corpo.

“Uma dica é optar por frutas, legumes e vegetais com tons de alaranjados, como mamão manga, cenoura, além de folhas verdes escuras como o espinafre e o agrião” comenta o médico. Esses alimentos são ricos em betacaroteno e seu pigmento é transformado em vitamina A no corpo, o que contribui para uma cor bronzeada natural, ajuda na formação da melanina que age na proteção da pele contra os raios solares nocivos.

Outro vilão do verão é o ar condicionado e é preciso ficar em alerta. Este equipamento pode dar um alívio ao calor, mas também resseca o nariz, aumenta a secreção e pode provocar a redução do funcionamento dos cílios e pulmões. Quando o aparelho não é limpo de forma adequada, pode causar problemas alérgicos como rinite, sinusite, asma e até uma inflamação pulmonar. Para amenizar a sequidão é recomendado o uso de umidificadores e vaporizadores de ar nos ambientes.

Segundo o Dr. Linus, bebês, crianças e idosos devem ter o cuidado redobrado, uma vez que têm o organismo mais sensível. “Embora pareça difícil, os problemas causados principalmente no verão podem ser evitados com cuidados simples. O uso do protetor solar, uma alimentação saudável e bastante água ajudarão todos a aproveitar a estação mais alegre do ano”, finaliza.