As férias escolares estão chegando ao fim! Agora, começa a correria de comprar material e uniforme escolar, contratar uma condução e readequar a rotina das crianças. Porém, neste check list deve entrar, também, o cuidado com a saúde ocular dos pequenos.

“Toda criança deve ser avaliada por um médico oftalmologista, preferencialmente oftalmopediatra, entre seis e 12 meses de vida ou antes, se os pais, familiares ou pediatra perceberem qualquer comprometimento ocular.”, explica Dr. Rodrigo Machado Cruz, oftalmologista do Visão Institutos.

O médico ressalta que os professores também podem ajudar na detecção de problemas visuais, observando se a criança tem dificuldades de concentração e de leitura e se o rendimento escolar está abaixo do esperado.

“Além disso, sintomas, como coceira frequente nos olhos, lacrimejamento, forte sensibilidade à luz, cerrar os olhos e franzir a testa aos esforços visuais, dores de cabeça reincidentes e a necessidade de aproximar-se muito da TV ou de objetos, para ver detalhes, podem ser indícios de algum problema”, acrescenta.

O diagnóstico pode ser feito por meio de um exame chamado refratometria, no qual o oftalmologista avalia se a visão da criança está normal ou se há algum problema, para assim indicar o uso de óculos de grau. Dr. Rodrigo salienta que exames oftalmológicos devem ser feitos anualmente e durante toda a infância e adolescência, como forma de prevenção e para a manutenção de uma boa e saudável qualidade visual.

Confira outros exames oftalmológicos:

– Avaliação da mobilidade ocular;

– Avaliação das estruturas superficiais e profundas do olho;

– Exame neuroftalmológico.