A InterSystems anuncia que a NHS Highland é a mais recente organização de saúde escocesa a implementar o sistema nacional de gerenciamento de pacientes, utilizando o InterSystems TrakCare – um sistema de informação de saúde unificado baseado na internet que entrega os benefícios do prontuário eletrônico do paciente.

A organização está trocando dois sistemas de administração dos pacientes (PAS) que já não atendiam mais as necessidades futuras que a Highland necessita para uma abordagem de informações clínicas focadas no paciente. Com isso, a organização terá um único sistema de gerenciamento de paciente atuando em todos os hospitais, com os dados do paciente disponíveis em um único prontuário eletrônico de saúde. A implementação do sistema nacional baseado no TrakCare inclui pedidos de comunicação para serviços críticos e sistemas de gerenciamento de leito.

Além disso, o NHS Highland tem vivido desafios relacionados à transferência de pacientes dentro da sua rede de saúde. Neste sentido, a solução vai facilitar a gestão dos processos que envolvem o cuidado com o paciente, entre as unidades que compõem a rede.

?O projeto será a iniciativa mais significativa já implementada em toda a organização?, afirma o chefe do e-Health da NHS Highland, Bill Reid.

?Estamos muito felizes pelo fato da NHS Highland ter se juntado a outros seis grupos de saúde da NHS, os quais já estão usando o sistema nacional de gerenciamento de pacientes. Nós desenvolvemos um banco de dados de conhecimento e experiências locais, desde o começo do programa em 2010. Os desafios da rede são caracterizados pela ampla geografia, investimentos significantes em fontes de tratamentos comunitários e pela necessidade de dividir a informação entre as diferentes economias de saúde”, disse, em comunicado, o country manager da InterSystems no Reino Unido, Honathan Selby.

O sistema inclui administração da saúde mental e hospitalar, ordens de comunicação, relatórios de resultados e ferramentas de apoio aos hospitais. Há também diversas tecnologias disponíveis para gerenciar acidentes e emergências, prescrições eletrônicas hospitalares, administração de remédios, gerenciamento da farmácia, maternidade neo natal e salas de operações. O NHS Highland se une aos programas nacionais bem sucedidos, atualmente com sete redes participantes, fornecendo serviços de cuidados com a saúde para mais de 75% da população escocesa.

Neste momento, a InterSystems está trabalhando com seis redes NHS para implementar o sistema nacional de gerenciamento das informações clínicas do paciente. São eles: NHS Ayrshire & Arran, NHS Borders, NHS Grampian, NHS Greater Glasgow & Clyde, NHS Lanarkshire and NHS Lothian.