A mexicana Neoris, há sete anos parceira global da SAP em consultoria de negócios e de TI, anunciou a criação de uma nova vertical de saúde no Brasil nesta segunda-feira (16) durante o Sapphire Now, evento mundial da alemã SAP, realizado em Orlando, na Flórida.

De acordo com o presidente da companhia no Brasil, Frederico Vilar, a ideia é trazer know how e estrutura que a empresa possui no México para o País.

A Eurofarma é o único cliente brasileiro de saúde da Neoris. No entanto, a mexicana prospecta três novos até o final do ano. Entre eles estão o laboratório Fleury e a Unimed Paulista.

“Grandes hospitais como o Albert Einstein já tem solução SAP em back office. Agora, vamos continuar trabalhando forte com hospitais, mas também buscamos laboratórios e operadoras, que possuem, em geral, sistemas de informação antigos”, afirma Vilar. Os investimentos para o desenvolvimento da nova área não foram divulgados.

De acordo com Vilar, a Neoris atua primeiramente no back office das instituições e, depois, oferece soluções específicas, levando em consideração a necessidadedo cliente e o mercado em que está inserido.

Atualmente, os segmentos de maior relevância para a Neoris são: telecom, agronegócios e utilities. Cerca de 90% da operação no Brasil são por meio de clientes SAP.

Software no Brasil

Além de divulgar que acaba de se tornar parceira de serviços globais da SAP – a exemplo das gigantes Accenture e IBM – a consultoria aproveitou o Sapphire também para anunciar a abertura de dois centros de desenvolvimento de software no Brasil nos próximos meses. O local ainda está sendo estudado, entre as possibilidades está o interior de São Paulo.

De acordo com o CEO da Neoris, Claudio Muruzabal, a companhia planeja parcerias com universidades do interior, com intuito de buscar talentos a um custo mais baixo do que nos grandes centros.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Estácio de Sá são exemplos de instituições parceiras da Neoris. Ambas possuem, para alguns cursos, iniciativas SAP em sua grade curricular.

Com 3,5 mil consultores e 20 escritórios no mundo, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo, a empresa de TI pertence a cimenteira mexicana Cemex, a terceira maior do mundo, com faturamento de US$ 15,3 bilhões em 2010.

*Verena Souza, do Sapphire, em Orlando, a convite da SAP.

Leia mais:

SAP busca monitoramento em tempo real 

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.