Quem explica abaixo são as sócias Denise Moraes e Érica Prata, da AKMX Arquitetura Corporativa:

Os hospitais já possuem uma visão voltada ao conforto do paciente, suas estruturas são baseadas na neuroarquitetura de forma a garantir mais humanização durante a estadia e o tratamento. Isso é visto nos quartos de internação, nas áreas de medicação e em todo o local por onde o paciente circula: o ambiente passa a se parecer com um hotel, os quartos têm vistas para jardins, a iluminação é mais suave.

Com a pandemia da Covid-19, o que se percebe é a necessidade de ampliar esse olhar humanizado para os profissionais da saúde, que passaram a ter jornadas mais longas e maior carga de trabalho e de estresse.

Hoje, é primordial que qualquer empresa se preocupe com a qualidade de vida do funcionário. A pandemia veio trazer um peso a mais, porque está abrindo os olhos do mundo inteiro em todos os departamentos e trouxe uma carga de estresse e de trabalho muito além do que o próprio setor estava acostumado. Todo o setor da saúde tem recebido uma carga muito forte de pressão, muito acima dos outros mercados. No caso da saúde, fazer com que o funcionário se levante, caminhe, tenha luz natural (fisiologicamente necessário), tenha uma área de descanso mais adequada. Ainda que a tendência, com o fim da pandemia, seja voltar a uma carga de trabalho mais equilibrada, os hospitais passarão a dar mais atenção a um espaço de descanso mais adequado.

Dentro de um programa de necessidade de um hospital, existem fluxos e ambientes que são obrigatórios ter: sala para reuniões, espaço de descanso, visto que as pessoas trabalham com plantão. A questão, a partir de agora, será a qualidade disso. O hospital tem que ter um quarto para descanso do plantonista e, agora, oferecerá mais qualidade, poderá apostar em mais unidades, em mais espaço, até mesmo deixá-los mais bonitos. Vão aprimorar aquilo que já obrigatoriamente teria que existir. Nas salas de reunião, uma estratégia seria disponibilizar café, por exemplo, para deixá-la mais confortável, trabalhar a qualificação dos ambientes.